Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto RodaVida promove roda de conversa sobre saúde mental para estudantes do Campus Ananindeua

• Publicado: Sexta, 09 de Abril de 2021, 16h16

RodaVidaAnanindeua

No próximo dia 15 de abril, o Projeto Roda Viva irá promover mais uma roda de conversa com discentes do Campus Ananindeua. O objetivo da ação é proporcionar um espaço de diálogo para que os estudantes possam se sentir acolhidos. Para participar, os interessados devem preencher formulário disponível aqui. O encontro ocorrerá por meio da Plataforma Google Meet, a partir das 17h30.

O RodaVida surgiu de uma demanda, identificada pela Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA), de um alto índice de adoecimento na comunidade estudantil, com muitos casos deflagrados pelas vivências acadêmicas, como as relações com os colegas e com os professores, os hábitos de estudo, a sobrecarga, entre outros. Dificuldades essas que podem ter sido ainda mais potencializadas pelo atual cenário de pandemia que também afetou a vida acadêmica.

“Agora, tornou-se ainda mais importante fazer essas rodas de conversa, pois o isolamento social é um novo fator de adoecimento e o Ensino Remoto é desafiador para docentes e discentes. Deste modo, é fundamental ter um espaço para discutir essas experiências”, explica a professora Aline Beckmann, coordenadora do Projeto RodaVida.

As rodas de conversa ocorrem virtualmente, pela Plataforma Google Meet, com limite de 20 participantes por vez, a fim de favorecer uma melhor experiência para todos. No dia do encontro, é enviado o link de acesso para o e-mail do estudante inscrito.

RodaVida - O RodaVida é uma iniciativa do Laboratório de Soluções Educacionais (LSE), vinculado à Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA) e tem o objetivo de oportunizar um espaço seguro de diálogo, em que os graduandos possam se sentir acolhidos e orientados a como lidar com os desafios de seu cotidiano na Universidade.

Além das rodas de conversas,  o RodaVida, com a Saest, também produziu uma cartilha abordando pontos importantes para a saúde mental dos estudantes,  a qual pode ser acessada aqui.

Roda de Conversa do Projeto RodaVida para estudantes do Campus Ananindeua

Data: 14 de abril de 2021.

Local: Plataforma Google Meet

Inscrições: via formulário on-line disponível aqui.

Mais informações podem ser conferidas nas redes sociais do RodaVida.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA