Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Gestão de Resíduos Laboratoriais na UFPA recebe inscrições de servidores até 5 de maio

• Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 15h34

gestao de residuos ufpa

As atividades desenvolvidas dentro de laboratórios requerem práticas e cuidados específicos, uma vez que, nesse ambiente, as condições são controladas e normatizadas em qualquer de suas especialidades, seja química, dimensional, elétrica, biológica, entre outras. Para proteger os servidores que desenvolvem suas funções nesses locais, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal oferta o curso Gestão de Resíduos Laboratoriais na UFPA, que será realizado de 10 a 14 de maio.

O curso terá carga horária de 20h e ocorrerá de forma virtual, das 14h às 17h, com aulas síncronas (ao vivo) nos dias 10, 12 e 14/5, e assíncronas nos dias 11 e 13/5. O facilitador será o servidor Gilmar Wanzeller Siqueira,  coordenador técnico do Laboratório de Simulação Computacional e Meio Ambiente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Meio Ambiente.

Durante as aulas, serão abordados temas como os aspectos legais e conceituais da política de resíduos sólidos - como políticas nacionais, e resoluções e normas da área; as características dos resíduos perigosos de laboratórios; as etapas do gerenciamento e manejo de resíduos; os resíduos de laboratório e o meio ambiente. Na oportunidade, será trabalhada, na prática, a temática com um estudo de caso do gerenciamento de resíduos que ocorre nos laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Para participar, os (as) interessados (as) devem realizar inscrição por meio do SIGRH até o dia 5 de maio. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "turmas" e consultar "turmas abertas". Estão sendo disponibilizadas 40 vagas. Assim, caso o número de inscritos ultrapasse esse número, para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos pelo Capacit.

O incentivo à participação nessas capacitações faz parte de uma das ações contidas no Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFPA, que é utilizado como uma ferramenta de planejamento e gestão de práticas sustentáveis, racionalização de gastos e de processos na Administração. O objetivo do PLS é capacitar o servidor técnico de laboratório para proceder de maneira segura com relação aos resíduos laboratoriais, seguindo especificações de descarte, visando à preservação do meio ambiente e seguindo as etapas de um plano de gerenciamento de resíduos de laboratório.

Curso Gestão de Resíduos Laboratoriais na UFPA

Data: 10 a 14 de maio