Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA é a única representante brasileira em competição internacional sobre sustentabilidade

• Publicado: Segunda, 03 de Maio de 2021, 15h01

100 Amazonia banner

A Universidade Federal do Pará é uma das 77 finalistas, sendo a única representante do Brasil, na competição internacional promovida pela Plataforma aim2flourish. O trabalho participante é um caso de ensino orientado pelo professor Dioniso Sampaio, do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) da Universidade Federal do Pará (Campus Bragança) e desenvolvido pela estudante de Biologia da UFPA Ellyda Silva. O caso de ensino intitulado “Produtos Sustentáveis da Amazônia” é baseado na experiência da 100% Amazônia, empresa que investe no negócio de produtos orgânicos.

O caso da UFPA foi publicado de novembro a dezembro de 2020 (aqui), ano em que 585 casos de ensino foram publicados na Plataforma aim2flourish. No período de 19 a 28 de outubro de 2021, serão escolhidos os vencedores do Prêmio Flourish, na categoria estudos de caso sobre Inovação e Sustentabilidade. Serão 17 premiações para 17 iniciativas que desempenhem papel essencial no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

100 AmazoniaAgora, o estudo da UFPA já está entre os quatro finalistas da ODS 15, que diz respeito à “Vida na Terra”, para “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda”. Segundo o professor Dioniso Sampaio, o caso concorre com dois casos do México (Biomin SA & Tierra de Monte) e um da Colômbia (Urbania).

A 100% Amazônia é uma empresa social na Amazônia que promove o comércio justo pela conservação. Ela atua na comercialização e exportação de mais de 50 produtos florestais não madeireiros renováveis, de 25 espécies botânicas diferentes, sendo 90% dessa produção provenientes da mata nativa, os quais serão utilizados em alimentação, bebidas, indústrias, cosméticos, suplementos alimentares etc.

100 Amazonia01Histórico - O professor Dioniso Sampaio foi convidado pelo Sistema B, uma plataforma internacional que reúne empresas focadas mais no desenvolvimento social e ambiental do que no econômico, para participar de uma capacitação sobre Casos de Ensino através do modelo utilizado pela plataforma site aim2flourish. Após a capacitação, surgiu a ideia e a iniciativa de elaborar o caso de ensino tendo a 100% Amazônia como referência. O docente, então, convidou a aluna Ellyda Silva para ser a autora principal do trabalho, tendo-o como orientador.

Ellyda Silva é voluntária e ex-bolsista do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Sustentabilidade (LIES), coordenado por Dioniso Sampaio no IECOS/UFPA-Bragança. Para a discente, estar entre os 77 já é uma vitória. Mesmo assim, está ansiosa pelo resultado final da competição, a ser divulgado em outubro. Com base na análise sobre os produtos sustentáveis, a expectativa dos envolvidos é construir pontes que interliguem o setor produtivo da região  e a academia para a  produção científica na Amazônia.

Para saber mais sobre a 100% Amazônia, clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagem: Divulgação