Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA anuncia novo projeto da Cátedra João Lúcio de Azevedo em visita de comitiva portuguesa a Belém

• Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 10h31

18.10.2021 Visita comitiva de Portugal ao Gremio Literario Portugues Foto Alexandre de Moraes Portal

Mais uma ação da Cátedra João Lúcio de Azevedo foi lançada pela Universidade Federal do Pará por ocasião da visita a Belém da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Milheiro Nunes, e do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. Em reunião da comitiva portuguesa com a UFPA, foi apresentado o Projeto “A Camiliana e Outras Coleções Arquivísticas e Bibliográficas Luso-Amazônicas: Valoração, Acesso e Divulgação do acervo do Grêmio Literário Português”. O encontro foi realizado na última segunda-feira, 18 de outubro, na sede social do Grêmio Literário e Recreativo Português.

Participaram do encontro o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Milheiro Nunes; o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; a vice-cônsul de Portugal no Brasil, Maria Fernanda Granja Gonçalves Pinheiro; o presidente, em exercício, do Grêmio Literário e Recreativo Português, Valmor Córdova; o diretor da Biblioteca do Grêmio, Joaquim João; a professora Maria de Nazaré Sarges, coordenadora da Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA) e coordenadora geral do projeto lançado; além de outros integrantes das comitivas da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Embaixada de Portugal.

O projeto foi uma das ações estabelecidas a partir do novo protocolo de cooperação entre a UFPA e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.), assinado em maio deste ano em visita do embaixador Luís Faro Ramos à UFPA.

18.10.2021 Visita comitiva de Portugal ao Gremio Literario Portugues Foto Alexandre de Moraes 39O lançamento foi anunciado pelo reitor Emmanuel Tourinho, que também  destacou várias ações realizadas desde a criação da Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA) e celebrou o fortalecimento da parceria: “A UFPA tem intensa interação científica e cultural com instituições e pesquisadores portugueses e tem avançado em iniciativas de cooperação. Projetos, publicações, exposições, concertos, entre outras ações, já foram desenvolvidas e estão planejadas. Somos também parceiros do Grêmio Literário e Recreativo Português desde a criação da Universidade. Para nós, essas cooperações são muito valiosas e geram muitas oportunidades de formação científica e cultural para nossa comunidade acadêmica e para a sociedade paraense como um todo”.

Como fruto da cooperação, o reitor também anunciou a realização, em agosto de 2022, do Seminário Internacional de Celebração do Centenário de Nascimento de José Saramago.

18.10.2021 Visita comitiva de Portugal ao Gremio Literario Portugues Foto Alexandre de Moraes 331A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Ferreira Milheiro Nunes, celebrou a interação entre comunidades portuguesas e brasileiras e reforçou o interesse do governo português em apoiar iniciativas que promovam a língua e as culturas portuguesas. Já o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, destacou que, cada vez que visita Belém e a UFPA, são estabelecidas e anunciadas novas atividades de cooperação, que avalia como muito positivas na parceria com a Universidade.

O projeto - O Projeto “A Camiliana e Outras Coleções Arquivísticas e Bibliográficas Luso-Amazônicas: Valoração, Acesso e Divulgação do acervo do Grêmio Literário Português” será coordenado pela professora Maria Nazaré Sarges e pelo professor Aldrin Moura de Figueiredo. O acervo bibliográfico a ser estudado, abrigado na Biblioteca Fran Pacheco, do Grêmio, marca a história de imigrantes portugueses e a própria história de Belém do final do século XIX e início do século XX.

A ideia é iniciar a pesquisa pela Coleção Camiliana, que contempla quase 700 itens entre obras do escritor português Camilo Castelo Branco, correspondências do escritor e produções sobre sua vida e obra.

O estudo prevê a consulta às obras originais e a comparação entre o acervo físico e a catalogação existente na biblioteca. Posteriormente será feita nova catalogação das obras, fotografia das capas, identificação das características particulares de cada obra e elaboração de um banco de dados, incluindo as capas digitalizadas.

Cátedra “João Lúcio de Azevedo” - A Cátedra “João Lúcio de Azevedo” (Camões, I.P. | UFPA) foi criada oficialmente em setembro de 2017 e instalada em 2018, sendo a primeira Cátedra do Camões, I.P. na Amazônia. Seu nome homenageia o historiador lusitano João Lúcio de Azevedo, reconhecido por sua atuação na região amazônica. Com sede física no Centro de Internacionalização da UFPA, a Cátedra atua na promoção de estudos e atividades acadêmicas e culturais junto a instituições da comunidade portuguesa no Pará, para a valorização da história e das artes luso-brasileiras. Em outubro de 2019, a UFPA recebeu a Reunião Anual das Cátedras do Camões, I.P. no Brasil, que foi realizada pela primeira vez em Belém, no prédio do Mercedários|UFPA.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes | Ascom-UFPA