Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > PPGEDAM-UFPA promove troca de diálogos sobre “Apropriação e Uso de Recursos Naturais na Amazônia”
Início do conteúdo da página

PPGEDAM-UFPA promove troca de diálogos sobre “Apropriação e Uso de Recursos Naturais na Amazônia”

  • Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 15h20

CURSO APROPRIAÇÃO E USO DE RECURSOS NATURAIS NA AMAZÔNIA 13

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM-UFPA) vai realizar o curso sobre “Apropriação e Uso de Recursos Naturais na Amazônia”, de 6 a 10 de dezembro de 2021. A atividade culminará em um seminário internacional de mesmo nome, que ocorrerá no dia 9 de dezembro de 2021. As duas atividades contarão com a participação de pesquisadores do Brasil, da França e da Colômbia. 

O curso e o seminário pretendem discutir o uso e a apropriação de recursos naturais como a água, a terra, as plantas medicinais, as áreas de várzeas e o desenvolvimento de áreas costeiras na Amazônia brasileira, colombiana e caribenha, com o foco nas inúmeras possibilidades de diálogos que tanto os alunos do PPGEDAM quanto os professores do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (Numa-UFPA) e das Universidades de Le Mans, na França, e Corporación Universidad De La Costa (CUC), na Colômbia, estarão imersos. 

“É muito importante discutir esse assunto em uma instituição localizada na Amazônia, especialmente, porque ainda são feitos poucos estudos científicos prévios para a realização dessas transformações, ou seja, o uso e a apropriação dos recursos naturais não estão respeitando os limites do ecossistema ou do bioma Amazônia. Por isso proporcionar tal discussão, neste momento, nos auxilia a refletir sobre a forma como tem ocorrido esse apoderamento, buscando alternativas e novos caminhos para superar a crise que se estabeleceu na região, nos últimos tempos. Esse intercâmbio de diálogos também é permitido por conta da participação da UFPA no Programa Regional França, América Latina, Caribe (Prefalc)”, declara o coordenador da programação, Otávio do Canto.

O seminário será aberto ao público, com exibição realizada pelo YouTube, e disponibilizará certificados aos participantes. Além disso, o PPGEDAM também vai disponibilizar uma sala virtual para técnicos da prefeitura e para professores interessados em debater a temática no município de Marapanim. A iniciativa conta com o apoio das Secretarias de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da cidade. Para conferir toda a programação do seminário, acesse aqui

Curso -  O curso será transmitido por uma sala virtual privada, e as inscrições podem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas. A atividade oferta 25 vagas, preferencialmente para alunos do PPGEDAM, e todos os inscritos devem, obrigatoriamente, participar do seminário, uma vez que ele será englobado no cronograma do curso.

Os temas que serão abordados na grade curricular do curso envolvem: os aspectos teóricos e significado de natureza, recurso natural, conflito socioambiental e suas aplicações na Amazônia (interior e costeira); apropriação e usos das várzeas na Amazônia (interior e costeira); o difícil diálogo entre exploração mineral e desenvolvimento local: o caso da mineradora Alcoa em Juruti-Pará-Amazônia-Brasil; apropriação e uso de plantas medicinais e a importância da etnofarmácia como vetor de empoderamento social e desenvolvimento local, na Amazônia (interior e costeira).  

A programação do curso será dividida entre palestras, conferências e exercícios complementares. No último dia, haverá, ainda, uma excursão para a região do Baixo Tocantins, coordenada pelo professor Aquiles Simões, para os pesquisadores que integram o Prefalc.

Serviços:

Curso e Seminário “Apropriação e Uso de Recursos Naturais na Amazônia”

Data do Curso: 6 a 10 de dezembro de 2021

Data do Seminário: 9 de dezembro de 2021

Transmissão: YouTube

Inscrições: Curso e Seminário

Programação: Curso e Seminário

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página