Página inicial > Ultimas Notícias > Revista “Saúde em Debate” abre chamada para edição especial sobre Saúde da Criança

• Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 14h19

Saúde da Criança Pixabay

A revista Saúde em Debate realiza chamada para o envio de artigos que vão compor uma edição especial, organizada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). A publicação terá o tema “Saúde da Criança: integração entre ensino, pesquisa, extensão e serviço” para propiciar uma reflexão sobre o tripé que estimula e viabiliza o conhecimento: ensino, pesquisa e extensão, e a associação deste com o serviço, representado pelas instituições de saúde dos municípios. Artigos originais, revisões e relatos de experiências podem ser submetidos até o dia 22 de abril de 2022.

Pela importância da atuação da atenção básica para enfrentar esse panorama da saúde integral da criança, é preciso investir na formação e no envolvimento permanente dos profissionais de saúde dos municípios, assim como na formação de estudantes da área da saúde preparados para ofertar essa atenção. Destaca-se a importância da escuta e do acolhimento para a produção de um verdadeiro cuidado”, afirma a organização da edição.

O Brasil apresenta uma série de desafios para a integração e o atendimento à saúde referente às crianças, em que o norte do país apresenta as maiores taxas de mortalidade no território nacional. Por este motivo, é fundamental debater e produzir reflexões críticas sobre a integração entre o ensino e o serviço com a finalidade de qualificar a formação dos estudantes e dos profissionais da atenção básica, em consonância com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança no Sistema Único de Saúde.

Precisamos, cada vez mais, abrir as portas da Universidade para que esses servidores das instituições de saúde participem das produções bibliográficas, das pesquisas, dos projetos; é importante dar oportunidade para que estes mostrem suas experiências vividas diariamente junto aos pacientes, durante a realização das atividades laborais”, reitera Roseneide Tavares, coordenadora do Projeto Multicampi Saúde da Criança.

Como participar - Serão aceitos artigos produzidos por docentes, discentes, trabalhadores da saúde e agentes de movimentos sociais/ONGs de todo o país pelo siteSaúde em Debate”, seguindo as instruções disponíveis aqui. É necessário explicitar que o artigo está sendo submetido para o número especial “Saúde da Criança: integração entre ensino, pesquisa, serviço e gestão”, a ação pode ser feita na aba “Comentários para o editor” no formulário de cadastro.

É possível enviar dois artigos por autor, sendo apenas um como autor principal, e as publicações devem ser relacionadas aos temas: “Formação e integração ensino-serviço na saúde da criança na região amazônica”, “Práticas inovadoras e interdisciplinares na atenção à saúde da criança”; “Saúde da criança e da mulher na atenção básica no contexto da Amazônia brasileira”; “Interseccionalidade e saúde da criança”; “Usos e influências da Caderneta da Criança” e “Planejamento, monitoramento e avaliação em saúde da criança”.

Chamada para a submissão de artigos na revista Saúde em Debate, com o tema “Saúde da Criança: integração entre ensino, pesquisa, extensão e serviço”.

Envios aceitos até 22 de abril.

Inscrições aqui.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação da UFPA