Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes iniciam percurso acadêmico com a programação da Semana do Calouro UFPA 2022
Início do conteúdo da página

Estudantes iniciam percurso acadêmico com a programação da Semana do Calouro UFPA 2022

  • Publicado: Segunda, 14 de Março de 2022, 20h10

Abertura Semana do Calouro 2022 Portal

Estudantes de diferentes áreas de conhecimento foram recepcionados nesta segunda-feira, 14, com o primeiro dia de programações da Semana do Calouro UFPA 2022. Após dois anos de pandemia, este ano, o acolhimento aos(às) calouros(as) ocorreu de maneira presencial, com a comunidade acadêmica vacinada e seguindo todos os protocolos de biossegurança.

Abertura Semana do Calouro 2022 Portal 2Os(As) novos(as) universitários(as) reuniram-se no Centro de Eventos Benedito Nunes, Campus Guamá, em Belém. Na chegada, receberam o Kit do Calouro e ingressaram no auditório para acompanhar a programação. A mesa de abertura foi formada pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho; pelo vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; pela procuradora-chefe Fernanda Monte Santo; pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira; pelo pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Júnior; pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa; pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Yoshino; pelo pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Pastana; e pelo pró-reitor de Administração, Raimundo Almeida.

Abertura Semana do Calouro 2022 Portal 3Quem iniciou as saudações foi o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, que disse estar muito feliz em receber os(as) calouros(as) 2022 presencialmente na UFPA, que é casa do saber em Belém e em mais 70 municípios no estado, nos campi e polos universitários que, juntos, formam uma grande rede de conhecimento. “Estejam aqui para refletir, dialogar, produzir, criar e solucionar conflitos, porque a Universidade é lugar de afeto, de questionamento, de conhecimento e, sobretudo, da ciência”, convidou.

Abertura Semana do Calouro 2022 Portal 9

O reitor Emmanuel Zagury Tourinho disse que a Universidade se torna mais forte com a chegada de novos(as) estudantes, enquanto trabalha de modo permanente para responder às demandas da sociedade. O gestor apresentou a equipe da Administração Superior e as atividades que eles realizam voltadas ao tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, além das áreas de internacionalização, planejamento e de administração de recursos humanos e financeiros, as quais também subsidiam a formação abrangente oportunizada pela UFPA.

“Nossa missão é não apenas ofertar cursos, mas transformar a sociedade por meio da educação e da ciência,  com inclusão, respeito e valorização da diversidade. Buscamos formar excelentes profissionais e, mais do que isso, cidadãs e cidadãos, pessoas que possam compreender os nossos mais graves problemas e contribuir para superá-los, exercendo funções de liderança na sociedade”, afirmou.

Abertura Semana do Calouro 2022 Portal 5Voz dos(as) estudantes - A ocasião também contou com a manifestação de representações estudantis como as de Vera Carlice dos Reis, da Associação de Estudantes Estrangeiros da UFPA - AEE e estudante do curso de Administração; Carlene Printes, da Associação de Estudantes Quilombolas da UFPA - ADQ e aluna de Serviço Social; Tel Guajajara, do curso de Direito, representando a Associação de Povos Indígenas Estudantes da UFPA - APYEUFPA; Marco Antonio Mavac, da Associação de Discentes com Deficiência - ADD e estudante de Dança; Carla Lima e Lucas Ferreira, em nome do Diretório Central dos Estudantes - DCE; e Alan Sousa, representando a União Nacional dos Estudantes - UNE.

As representações estudantis deram o tom de como é ser aluno(a) da Maior do Norte, destacaram a importância da política de cotas, da diversidade dentro da Universidade, da troca de culturas, da importância de ocupar os mais diversos espaços da sociedade e defender os seus próprios sonhos e das gerações futuras por meio da educação e da defesa da universidade pública.

Abertura Semana do Calouro 2022 Portal 6Assistência e inclusão - Em seguida, foi a vez de as professoras Arlete Gonçalves e Zélia Amador falarem em nome, respectivamente, da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) e da Assessoria de Diversidade e de Inclusão Social (Adis), unidades estratégicas no que se refere ao acolhimento, à permanência e à inclusão de estudantes na comunidade acadêmica.

A professora Arlete deu algumas dicas de como calouros(as) em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem contar com a Saest para perseguirem e realizarem seu sonho de formação superior, por meio do suporte em saúde, cultura, esporte, lazer, inclusão digital, apoio pedagógico e de acessibilidade, além de recursos de bolsas, auxílios e serviços ofertados pela unidade. Já a professora Zélia Amador chamou atenção ao fato de que, na Universidade, os jovens se transformam formalmente em cientistas, artistas e profissionais das mais diversas áreas, destacando a essencialidade das políticas afirmativas para o combate às desigualdades sociais que persistem no Brasil.

Abertura Semana do Calouro 2022 Portal 7Contexto atual - A conferência com o tema “Universidade, Saúde e Sociedade” foi ministrada pela professora do Núcleo de Medicina Tropical - NMT Rita Medeiros, presidenta do Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus, médica infectologista e gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Ela destacou o cenário atual da pandemia no Brasil e no mundo, bem como especificamente no estado, realizando, ainda, um retrospecto no contexto em que a covid-19 se alastrou, comparando-a com outras pandemias e epidemias que marcaram a história mundial, a exemplo da gripe espanhola, do ebola, da varíola e do sarampo.

A pesquisadora relacionou a ocorrência desses episódios como resultado do desequilíbrio da interação do homem com a natureza, chamando atenção para a importância das vacinas e da produção científica comprovada e de qualidade, que foram cruciais no controle e combate da evolução da doença no mundo. A UFPA é e deve ser partícipe da vigilância com relação aos vírus emergentes e ao desdobramento de outras pandemias que estejam por vir, já que também a Amazônia é uma área de alto potencial zoonótico, principalmente em um período que passa por grande ação predatória, sendo a pandemia consequência de uma combinação de fatores virológicos, ecológicos e econômicos.

A programação da manhã encerrou com a apresentação do EMUFPA Jazz Quinteto, com Leonardo Coelho (piano), Adelbert Carneiro (baixo), Walter Almeida (bateria), Elielson Gomes (trompete) e Marcos Cardoso (saxofone).

Abertura Semana do Calouro 2022 Portal 8Expectativas - A caloura de Ciências Biológicas Beatriz Bentes gostou muito do primeiro dia de programação e concordou com o panorama traçado a respeito da pandemia durante a aula magna. “Eu sempre gostei de Biologia na escola e tive vontade de, um dia, dar aulas como essa, por isso escolhi o curso e estou agora começando com muito boas expectativas”, disse. Para ela, foi bom poder ingressar na Universidade de maneira presencial. E logo no primeiro dia, reuniu-se com outras calouras para almoçarem juntas no Restaurante Universitário.

Já o calouro de Direito Antonio Lucival esteve longe dos estudos por 15 anos e, em 2022, resolveu prestar o vestibular na UFPA, com a surpresa da aprovação. “Creio que será uma experiência grandiosa”, destacou. Antonio é usuário de cadeira de rodas e ingressou pelo sistema de cotas para pessoas com deficiência. “É uma experiência única e, sem a cota, eu acredito que não teria conseguido”, revelou. Para ele, iniciar o ano letivo é uma conquista. “É uma porta que se abre para as pessoas com deficiência, para aqueles que querem crescer, é uma oportunidade que se abre para quem almeja algo mais na sua vida que só a universidade pode proporcionar”.

Programação - A Semana do Calouro UFPA 2022 prossegue até o dia 18 de março, com recepção aos(às) calouros(as) dos Institutos de Ciências da Arte - ICA, Ciências da Educação - ICED, Ciências Sociais Aplicadas - ICSA e Filosofia e Ciências Humanas - IFCH, na terça-feira, dia 15 de março; e estudantes dos Institutos de Ciências Exatas e Naturais - ICEN, Geociências - IG e Tecnologia - ITEC, na quarta, dia 16. Está prevista também a lives “A assistência e a acessibilidade estudantil como direitos”, no dia 15 de março, às 18h. Os estudantes dos campi e dos institutos sediados nos demais municípios poderão acompanhar a programação pelo Canal UFPA Oficial no YouTube.

Serviço:

Semana do Calouro UFPA 2022
Tema: Universidade, Saúde e Sociedade
Período: de 14 a 18 de março
Atividades presenciais: Centro de Eventos Benedito Nunes - CEBN (Setor Básico - Guamá), em Belém.
Atividades on-lineCanal UFPA Oficial no YouTube.
Consulte aqui a programação completa.

Texto: Jéssica Souza - Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página