Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Ciências da Saúde dá início à nova gestão

Instituto de Ciências da Saúde dá início à nova gestão

• Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 13h29

11.03.2022 Posse Diretoria ICS Foto Alexandre de Moraes

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS-UFPA) realizou a cerimônia de posse dos dirigentes na sexta-feira, 11 de março. A solenidade ocorreu de forma presencial, na sede do ICS, na Av. Generalíssimo Deodoro. A professora Eliete da Cunha Araújo foi reconduzida como diretora e o professor Carlomagno Pacheco Bahia tomou posse como diretor-adjunto.

A cerimônia foi conduzida pelo vice-reitor Gilmar Silva, representando o reitor Emmanuel Zagury Tourinho. A mesa de cerimônias teve ainda a presença da então diretora-adjunta, professora Márcia Maria Bragança Lopes. Na plateia, pró-reitores, demais dirigentes e docentes do ICS e da UFPA.

O Instituto de Ciências da Saúde da UFPA é uma unidade acadêmica de formação superior em graduação e pós-graduação voltada para a área de conhecimento das Ciências da Saúde.

11.03.2022 Posse Diretoria ICS Foto Alexandre de Moraes 114Superlativos - O professor Carlomagno destacou os superlativos da Universidade e do próprio instituto, que sedia uma das primeiras faculdades do Pará, a Faculdade de Medicina da UFPA. Atualmente com sete cursos de graduação e dez de pós-graduação, dos quais, oito de mestrado e dois de doutorado, o ICS possui cerca de três mil alunos, 400 docentes e 130 servidores técnico-administrativos.

“Nosso compromisso, agora, é trabalhar pela modernização dos projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação e pós, além de expandir e aprofundar, cada vez mais, os cenários de prática em saúde, seja no sistema público, seja no privado”, afirmou o diretor-adjunto em seu pronunciamento. Além disso, citou como desafio a elaboração de uma nova resolução para regulamentar a carga horária de pesquisa e incrementar a produção científica qualificada; implementar a integralização da extensão na graduação e reeditar chamadas como a do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PEC Saúde, entre outros.

11.03.2022 Posse Diretoria ICS Foto Alexandre de Moraes 113A diretora Eliete Araújo, que inicia mais um período de gestão, pontuou o quanto o ICS cresceu nos últimos anos, tendo desenvolvido de cinco para sete cursos de graduação, de dois para dez cursos de pós-graduação e de quatro para dez prédios de atividades acadêmico-administrativas, o que, para ela, demonstra a grandeza e a complexidade do instituto, que também sempre pôde contar com o apoio da gestão superior da Instituição em suas demandas e necessidades.

“Queremos, agora, investir na qualidade dos nossos projetos político-pedagógicos para que sejam, cada vez mais, consistentes e desenvolvedores de metodologias ativas e transformadoras”, afirmou. A diretora espera ainda poder concluir as reformas de espaços em andamento no instituto, ampliar recursos de pessoal e abrir mais cursos novos, como o de Mestrado Acadêmico em Nutrição.

11.03.2022 Posse Diretoria ICS Foto Alexandre de Moraes 136Ação estratégica - O vice-reitor Gilmar Silva leu uma mensagem escrita pelo reitor Emmanuel Tourinho em que parabenizou a nova gestão, desejando sucesso, e agradeceu o comprometimento e a parceria da gestão anterior, a qual se esforçou por um ensino superior de qualidade mesmo diante de um cenário nacional tão controverso no país. O professor Gilmar complementou destacando o trabalho singular desenvolvido pelos profissionais da área da saúde no período atípico da pandemia, tendo sido os docentes do ICS e do Complexo Hospitalar Universitário os que mais colaboraram para os esclarecimentos e as ações de combate à covid-19 no estado ao formarem e atuarem no Grupo de Trabalho da UFPA contra o Novo Coronavírus.

“Assim, vemos o quanto é fundamental a ciência na vida das pessoas e no desenvolvimento regional, além do papel extraordinário desempenhado pela UFPA e pelos profissionais de saúde na sociedade e na Amazônia”, concluiu.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA