Página inicial > Ultimas Notícias > 2° Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia na Amazônia recebe inscrições

• Publicado: Quinta, 17 de Março de 2022, 15h06

Congresso biodiversidade biotecnologia

Estão abertas as inscrições para o 2° Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (CBBBA), que será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da rede Bionorte (PPG-Bionorte) e tem a Universidade Federal do Pará (UFPA) como uma de suas realizadoras. Com o objetivo de incrementar o conhecimento científico produzido pelos pesquisadores da Amazônia e de estimular a participação de acadêmicos na pós-graduação, o evento ocorrerá do dia 22 a 26 de agosto de 2022, no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

O 2º CBBBA será de maneira híbrida, em busca de reunir pesquisadores de todas as regiões do Brasil em uma programação que vai envolver simpósios, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, visitas técnicas, minicursos, feira de empresas, atividades culturais e sociais que favoreçam uma maior integração da universidade, sociedade, setor público e setor empresarial e as vitrines tecnológicas que terão como foco o desenvolvimento e a produção de novos bioprodutos que beneficiem a sociedade e a economia da região amazônica e das comunidades tradicionais que participam do processo.

“Tradicionalmente, as grandes universidades, com os maiores recursos de pesquisa, estão no eixo Sul-Sudeste. Desta forma, as pesquisas da região amazônica eram conduzidas por pesquisadores da Região Sul-Sudeste, e não podemos ignorar as pesquisas produzidas lá, mas precisamos integrar com os pesquisadores da Região Norte e da Amazônia-Legal e construirmos um conhecimento e saberes próprios da Amazônia, capacitando nossos pesquisadores a produzirem pesquisas cada vez mais sofisticadas”, afirma Sandro Percário, professor da UFPA que está presidindo este 2° congresso.

O CBBBA contará, ainda, com uma premiação para os três melhores trabalhos apresentados em cada uma das três áreas de atuação do PPG-Bionorte, que são: Conhecimento da Biodiversidade, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, e Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e Bioprodutos.

Como Participar - As inscrições para o 2° CBBBA ocorrem em dois lotes. O primeiro, disponível até 31 de maio; e o segundo lote, disponível até 22 de agosto. O cadastro pode ser realizado no site do evento, em uma das seguintes categorias: estudantes de graduação de faculdades conveniadas ao evento, estudantes de graduação e discentes do PPG-Bionorte, estudantes de graduação de outras pós-graduações, docentes do PPG-Bionorte ou profissionais e público geral.

Para aqueles que desejam apresentar trabalhos, o prazo para submissão segue até 31 de maio de 2022. Os autores devem estar com a inscrição para o congresso paga e os trabalhos devem respeitar as normas de submissão, disponíveis aqui

“O 2° Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia será um dos primeiros que ocorrerá de forma presencial pós-pandemia, apesar de se tratar de um evento híbrido, mas a expectativa é de uma maciça participação presencial, o que favorecerá o aprimoramento de técnicas para os docentes e os discentes do programa e a integração entre os pesquisadores da região amazônica, que, muitas vezes, não conversam entre si”, conclui Sandro Percário.

Inscrições para o 2° Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia na Amazônia

Inscrições para o 1° lote até: 31 de maio de 2022

Cadastro aqui.