Página inicial > Ultimas Notícias > Programas de pós-graduação inscrevem para turmas de mestrado e especialização

Programas de pós-graduação inscrevem para turmas de mestrado e especialização

• Publicado: Quinta, 17 de Março de 2022, 17h31

Pós março

Quatro programas de pós-graduação da UFPA encerram as inscrições para as suas turmas de mestrado e especialização já nos próximos dias. As oportunidades de mestrado são direcionadas às áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, concentradas no Campus Belém. Já a turma de especialização com inscrições abertas será ofertada pelo Campus Bragança. Para mais informações sobre os programas, acompanhe o SIGAA.

Com 14 vagas disponíveis, o Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGAF) recebe inscrições somente até esta sexta-feira, 18. O PPGAF atua nas seguintes linhas de pesquisa: Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica (Cuidado Farmacêutico), Inovação Tecnológica e Avaliação de Tecnologias de Saúde e Governança, Gestão, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento e Sustentabilidade em Assistência Farmacêutica.  Interessados em concorrer às vagas no PPGNC devem emitir um boleto bancário no valor de R$ 100,00 (cem reais), pelo site da Fadesp, para realizar a inscrição. Para mais detalhes, acesse o edital.

Já o Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) e o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Bioquímica (Farmabio) não necessitam do pagamento de taxas de inscrição. Ambos encerram suas inscrições na próxima segunda-feira, dia 21 de março, no site do SIGAA.

Estão aptas a se candidatar a uma vaga no PPGBM pessoas com formação nas áreas de Ciências Biológicas, Exatas e afins. Ao todo, serão disponibilizadas 22 vagas para duas linhas de pesquisa: Projetos em Genética e Biologia Molecular e Projetos em Genética e Biologia Molecular no tema covid-19. Para mais detalhes, basta conferir o edital.

Por sua vez, o Farmabio pretende possibilitar aos futuros alunos um olhar mais amplo e abrangente sobre o ser vivo como um todo, ou seja, seu objetivo é formar profissionais em duas grandes linhas de pesquisa: Metabolismo Oxidativo e Toxicologia e Diagnóstico e Terapêutica. O programa oferece 18 vagas para a turma de mestrado. Outras informações sobre o programa e seus regulamentos de seleção, acesse o edital

Especialização em Ensino de Ciências - O Instituto de Estudos Costeiros (Iecos) está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Ensino de Ciências, no Campus Universitário de Bragança da UFPA. No total, serão distribuídas, gratuitamente, 40 vagas entre professores, recém-formados de cursos na área das Ciências da Natureza, pessoas com deficiência e integrantes de comunidades indígenas ou quilombolas. As inscrições serão realizadas de forma on-line, por meio do preenchimento do formulário eletrônico, até o dia 31 de março de 2022.

A Especialização em Ciências pretende qualificar o ensino da área na educação básica, por meio de fundamentos teórico-metodológicos para o exercício de uma prática docente mais consistente, que proporcione a melhoria para esse campo educacional. Além disso, quer possibilitar uma visão interdisciplinar acerca das Ciências da Natureza na interação entre conhecimentos científicos, específicos e pedagógicos.

Estão aptos a se candidatar à vaga profissionais que atuam na educação básica ou superior nas áreas das Ciências da Natureza, assim como recém-formados dos cursos de Licenciatura em: Ciências Naturais, Ciências Biológicas, Pedagogia, Química, Física e Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens e áreas afins. Edital completo aqui.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes