Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo promove debate sobre ética nas pesquisas

• Publicado: Terça, 22 de Março de 2022, 17h37

Evento PPGAU

O Programa de Pós-Graduação da UFPA (PPGAU) vai realizar o Seminário: Ética na Pesquisa e Propriedade Intelectual em Arquitetura e Urbanismo. O evento tem o objetivo de aproximar os mestrandos e os doutorandos de questões pertinentes à ética na pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. O seminário será realizado nos dias 29 e 30 de março, e as inscrições estão abertas para as atividades que ocorrerão no modelo presencial e on-line.

O seminário deve inaugurar as atividades do ano letivo de 2022 e consolidar o PPGAU como produtor de conhecimento científico e tecnológico na Amazônia. A programação vai contar com a participação de professores convidados de outras instituições de ensino, entre eles, o professor da Universidade de Coimbra Paulo Peixoto, que integra o Instituto europeu de combate à fraude acadêmica e plágio, e as professoras de Arquitetura Margareth Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Gleici Elali, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“O seminário conduz a reflexões acerca das potencialidades dos resultados das pesquisas produzidas no programa para subsidiar ações em políticas públicas e iniciativas privadas, evidenciando o papel da UFPA, dos professores e dos discentes neste processo de geração de conhecimento científico”, afirma a professora Cybelle Miranda, coordenadora do PPGAU e integrante da equipe de organização do seminário.

Entre as atividades que serão realizadas no evento, estão a Conferência Ética na Pesquisa Científica; a Mesa temática Ética na atuação do Arquiteto e Urbanista e os Workshops sobre a Plataforma Brasil, que será transmitido remotamente, e sobre Propriedade Intelectual em Arquitetura e Urbanismo, que ocorrerá presencialmente. A programação é destinada a estudantes e a docentes de pós-graduação que envolva a área. Os participantes serão contemplados com certificados de ouvinte.

Serviços:

Data: 29 e 30 de março de 2022