Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de extensão reúne UFPA e Universidade de Pádova em troca de experiências para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

• Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 16h54

Baner curso de extensão VAMOS

O Projeto Virtual Exchange to Tackle Wicked Problems: Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development (VAMOS) está com inscrições abertas para o curso de extensão "Water and forests issues on community sustainable tourism and agroecology". Voltado àqueles que se interessam pela temática do desenvolvimento sustentável, o curso será realizado no formato virtual, com aulas síncronas e assíncronas ministradas no idioma inglês. As inscrições seguem até amanhã, 24 de março de 2022.

A formação tem um caráter de curso piloto, tendo como base metodológica o Virtual Exchange, que é uma prática pedagógica com base na reciprocidade e no aprendizado conjunto”. Nesta edição, vão participar a Universidade de Pádova, da Itália, e a Universidade Federal do Pará. As discussões serão voltadas, principalmente, para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, independentemente da área de formação dos alunos inscritos.

“Acho que será uma experiência muito interessante para nós, docentes, trabalharmos em conjunto com professores de uma universidade estrangeira e uma grande oportunidade acadêmica para os discentes que forem selecionados para o curso. Tenho, também, uma expectativa muito boa para a participação de nossos discentes, principalmente quanto à troca de experiências e conhecimentos que o curso envolverá, especialmente, em relação a nossa realidade amazônica”.

Podem participar estudantes que tenham concluído pelo menos o 4º período da graduação (com comprovação – relatório de integralização) e tenham inglês intermediário (com certificado de comprovação). Para fins de seleção, também será considerado o maior CRG com comprovação por meio do histórico acadêmico. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário de seleção e enviá-lo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações aqui. São ofertadas 20 vagas.

Sobre o curso - O curso ocorrerá no formato de Educação a Distância(EaD), na Plataforma Moodle, com aulas realizadas no idioma inglês, programadas para os dias 29 de março (síncrona), 5, 12, 19 e 26 de abril (assíncrona), 3 de maio (assíncrona) e 7 de junho (síncrona). No total, serão 24h de carga horária, divididas em seis módulos. Esta carga horária poderá ser contabilizada como atividade de extensão.

Os facilitadores serão os professores  Marcelo Bentes Diniz, Márcia Jucá Teixeira Diniz e Sílvia Helena Ribeiro Cruz, da UFPA; e Massimo de Marchi, Francesco Facchinelli e Edoardo Crescini, da UNIPD.

Projeto VAMOS - Liderado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, o Projeto Vamos tem o intuito de criar uma expertise na Educação para o Desenvolvimento Sustentável com base no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação.

O projeto tem suporte financeiro da União Europeia, por intermédio do Programa Erasmus+, e  conta com a participação da University of Padua (Università Degli Studi Di Padova), na Itália; Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán; Technological, University of Honduras e National University of Forestry, em Honduras. No Brasil, além da UFPA, participam também a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).

Curso Water and forests issues on community sustainable tourism and agroecology

Inscrições: até 24 de março de 2022, em formulário disponível aqui.

Período do curso:  29/3, 5, 12, 19 e 26/4, 3/5 e 7/6/2022.

Idioma: Inglês

Modalidade: Virtual (Educação a Distância)

Mais informações sobre o curso pilotoaqui

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA