Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA recebe visita do embaixador da Itália no Brasil e da vice-cônsul honorária da Itália em Belém

• Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 19h32

Visita Embaixador Italia Portal2

O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, e a vice-cônsul honorária da Itália em Belém, Rosângela Maiorana, visitaram a Universidade Federal do Pará na última terça-feira, 22 de março de 2022, sendo recebidos pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho. Em pauta, possibilidades de parcerias para a realização de atividades acadêmico-científicas e culturais.

O reitor apresentou a Universidade às autoridades, destacando o papel nucleador da Instituição na região amazônica, como centro produtor de ciência e formação em ensino superior, com forte enraizamento social. Reitor, embaixador e vice-cônsul conversaram também sobre a presença italiana no estado do Pará, com influências culturais, arquitetônicas e gastronômicas, por exemplo.

A UFPA já mantém relações com instituições italianas, por meio de cooperações técnico-científicas em diferentes áreas de conhecimento. Outra parceria já vigente é a oferta do curso de italiano no âmbito do Programa Idiomas Sem Fronteiras, coordenado atualmente pela Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O programa ocorre na UFPA desde 2012, quando foi lançado, e é apoiado pela Embaixada da Itália no Brasil. Em 2022, a UFPA oferta 3 turmas do curso de italiano na Universidade, sendo duas do módulo 1 e uma do módulo 2.

Entre as futuras parcerias, foram discutidas cooperações acadêmicas e culturais com a Embaixada e o Vice-Consulado Honorário em Belém. Na área cultural, serão estabelecidas colaborações para realização de exposições, exibições de filmes italianos, entre outras expressões artísticas que deverão ser promovidas nos espaços da Universidade, especialmente no Centro de Internacionalização da UFPA.

22.03.2022 Visita Embaixador da Italia Foto Alexandre de Moraes 20 sitePara o embaixador da Itália no Brasil, a cooperação científica e cultural é muito valiosa e continuará sendo apoiada: “Temos já pesquisadores italianos trabalhando em parceria com a UFPA e podemos avançar também no âmbito da cooperação cultural”.

“Um dos nossos investimentos para a internacionalização da UFPA, além da cooperação científica e do intercâmbio acadêmico, tem sido a promoção de atividades culturais que ampliem o horizonte e as oportunidades de formação das nossas e dos nossos estudantes. Temos uma expectativa positiva quanto à possibilidade de novas parcerias com a Embaixada da Itália no Brasil e com o Vice-Consulado da Itália em Belém”, celebra o reitor Emmanuel Tourinho.

A vice-cônsul honorária da Itália em Belém, Rosângela Maiorana, falou de projetos em elaboração e da expectativa de cooperação com a UFPA: “Já estamos em diálogo para programações que contribuirão com a divulgação da cultura italiana no Pará e que poderão ter a UFPA como uma parceira importante na sua execução”, destacou.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA