Página inicial > Ultimas Notícias > Clube de Leitura da Escola de Aplicação retorna com atividades presenciais para alunos

• Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 16h48

Clube de Leitura

O Clube de Leitura da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) retorna com suas atividades presenciais. Os encontros têm o objetivo de promover a leitura entre estudantes do ensino médio da Escola de Aplicação, desenvolver o espaço como lugar de fala de narrativas, além de tornar o espaço da biblioteca mais presente no cotidiano dos alunos.

O Projeto do Clube de Leitura surgiu como uma ramificação de outro projeto dentro da EAUFPA, em 2019, e logo ganhou apoio entre os discentes. Hoje, em parceria com a Biblioteca da EAUFPA, colabora com a expansão do acervo disponível na escola, que agora conta com obras premiadas, como Vozes de Tchernóbil, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015; clássicos, como Lobo da Estepe, de Herman Hesse; e leituras contemporâneas, como  Olhos D’Água, de Conceição Evaristo, e Hibisco Roxo, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

“Entendo que minha experiência pessoal parece corroborar com a tese de que é na escola que o hábito de leitura pode se desenvolver. Por isso costumo afirmar que a escola é um espaço para a formação de leitores. Essas obras pautam o preconceito, a violência, o descaso com o ser humano, bem como problemas e conceitos da Filosofia e da Sociologia. A partir delas, queremos que o discente se sensibilize com tais questões, valorizando o respeito e a diversidade”, afirmam Aline Brasiliense e Vergas Vitória, coordenadoras do projeto.

Como Participar -  As atividades do clube estão abertas a todos os discentes do ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA. Os encontros ocorrem mensalmente e são realizados na EAUFPA ou em locais parceiros. A previsão é que, ainda este ano, o projeto inicie atividades itinerantes pelas escolas estaduais de Belém. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes