Página inicial > Ultimas Notícias > Comissão de Ética da UFPA empossa novo presidente

Comissão de Ética da UFPA empossa novo presidente

• Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 14h42

CEUFPA

Na última sexta-feira, 25 de março, o professor Maurício da Silva Borges tomou posse como novo presidente da Comissão de Ética da UFPA (CEUFPA), em sucessão ao professor Enéas de Andrade Fontes Júnior. A nova gestão terá a duração de três anos, havendo a possibilidade de recondução.

O ato foi formalizado no gabinete da Reitoria, em reunião com o reitor Emmanuel Tourinho, que também contou com as presenças de Enéas de Andrade Fontes Júnior; Maurício da Silva Borges; Cristina Yoshino, da Pró-Reitora de Planejamento; Huderson Melo,  diretor de Gestão Estratégica; do conselheiro Agenilson Jonatan Corrêa dos Santos; da conselheira Maria do Socorro Barbosa Albuquerque; do conselheiro Wallace Raimundo Araújo dos Santos e da secretária executiva da CEUFPA, Dielly Débora Farias Fonseca.

Durante a reunião, o reitor da UFPA reforçou a importância das atividades desenvolvidas pela CEUFPA, agradeceu ao presidente antecessor, Enéas de Andrade Fontes Júnior, pelo trabalho realizado, parabenizou os membros da Comissão pelos resultados alcançados nos últimos anos e desejou sucesso no trabalho que será desenvolvido pela nova gestão. “É importante que esse trabalho pedagógico na temática da ética se difunda cada vez mais em toda a universidade, em seus diversos campi, para que essa cultura se fortaleça institucionalmente, pois, assim, estaremos cada vez menos vulneráveis a desvios que comprometem os nossos resultados”.

Ao transmitir o cargo, o hoje conselheiro Enéas Fontes lembrou a trajetória de sua gestão. “A ética é um primado indispensável no serviço público, pois é inerente à sua própria missão, principalmente quando se trata de uma Instituição de Ensino Superior, como a UFPA, que influencia, de forma significativa, a sociedade. Desde o convite feito em 2017, compor e presidir a Comissão de Ética da UFPA tem sido uma grande honra e também um importante desafio”.

“Nos alegra muito olhar para trás e observar o quanto avançamos. Hoje a CEUFPA conta com uma Secretaria executiva exclusiva, com um espaço próprio para o desenvolvimento de suas atividades, um conselho coeso e comprometido, canais consolidados de atendimento e divulgação (telefone, FalaBR, e-mail, site), e a conquista mais recente, a publicação do Código de Conduta Ética do Agente Público da UFPA”, completou Enéas Fontes.

Nova gestão - Elogiado por seu antecessor por sua formação e experiência primordiais para guiar a CEUFPA, o novo presidente da CEUFPA, Maurício da Silva Borges, iniciou sua fala agradecendo a dedicação dos conselheiros que o precederam na presidência da comissão e reconhecendo a relevância do trabalho realizado para que hoje a CEUFPA seja reconhecida institucionalmente e tenha alcançado destaque na Rede de Ética do Poder Executivo Federal. “O que se pretende nesta nova gestão é preservar a efetividade já alcançada e consolidada pela CEUFPA e caminhar para seu aprimoramento, sobretudo elevando continuamente seus níveis de eficiência”, afirmou.

A respeito das metas a serem alcançadas, Maurício Borges prometeu se dedicar à ampliação da divulgação das atividades da CEUFPA, dando evidência para os canais de consulta e esclarecimentos, além de ter a intenção de avançar na estruturação do espaço físico da comissão, o que considera fundamental para o aperfeiçoamento dos trabalhos e o atendimento adequado da comunidade, de ampliar a equipe de trabalho, em proporção ao aumento das demandas, de criar uma Câmara de Mediação de Conflitos e de ampliar a presença e o alcance da comissão nos campi do interior, instituindo representantes locais. “A comissão tem muito a contribuir, não somente na apuração da conduta, mas também na prevenção de riscos e na promoção da cultura ética institucional”, finalizou o novo presidente da Comissão de Ética da UFPA.

Texto e foto: Divulgação Proplan