Página inicial > Ultimas Notícias > Programa “Para Mulheres na Ciência” realiza evento para pesquisadoras da UFPA

Programa “Para Mulheres na Ciência” realiza evento para pesquisadoras da UFPA

• Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 17h00

Encontro Para Mulheres na Ciência

O Programa Para Mulheres na Ciência, promovido pela Empresa L’Oréal, em parceria com a Unesco no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), realizará, no próximo dia 4 de abril, segunda-feira, às 10h, um evento para incentivar pesquisadoras da UFPA a participarem da premiação. A realização do talk conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, com a participação de três professoras da Instituição já contempladas em anos anteriores: Adriana Carneiro (2019), Joyce Kelly (2013) e Thaísa Michelan (2021).

Em sua 17ª edição no Brasil, o Programa Para Mulheres na Ciência tem como objetivo promover e reconhecer a participação da mulher na Ciência, favorecendo o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro. Todo ano, na edição local, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da vida, Ciências físicas, Ciências químicas e Matemática são contempladas com uma bolsa auxílio de R$ 50 mil cada uma, para dar prosseguimento aos seus estudos.

Nesta edição, de modo a aumentar a penetração do programa em todas as regiões do país, a L’Oréal, em conjunto com a Academia Brasileira de Ciências e a Unesco, está articulando apresentações virtuais do programa nas principais universidades públicas e estaduais do país.

Para participar do evento, as pesquisadoras interessadas devem se inscrever por meio de formulário on-line. Após realizada a inscrição, será enviado link privado do evento por e-mail.

Inscrições para o prêmio - As inscrições da edição 2022 do programa já estão abertas e vão até o dia 9 de maio. As vencedoras serão conhecidas no segundo semestre deste ano. Para participar, é necessário que a candidata tenha concluído o doutorado a partir de /1/2014, sendo que, para mulheres com um filho, o prazo se estende por mais um ano e, para quem tem dois ou mais filhos, o prazo adicional será de dois anos. Além disso, a cientista deve ter residência estável no Brasil, desenvolver projetos de pesquisa em instituições nacionais, entre outros requisitos. O regulamento completo e mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do programa.

Premiadas - A UFPA tem três pesquisadoras vencedoras do prêmio, que farão participação especial no evento: a professora Joyce Kelly foi ganhadora em 2013 na categoria Ciências Químicas; a professora Adriana Carneiro, ganhadora em 2019 na categoria Ciências da Vida; e a professora Thaísa Michelan, ganhadora em 2021 na categoria Ciências da Vida. Todas são docentes do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA e Assessoria de Comunicação da L’Oréal Brasil
Imagem: Divulgação L’Oréal Brasil