Página inicial > Ultimas Notícias > Livro sobre narrativas amazônicas será lançado em formato de e-book

Livro sobre narrativas amazônicas será lançado em formato de e-book

• Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 16h40

Livro Narramazônia

O Grupo de estudos e pesquisas Narrativas Contemporâneas na Amazônia (Narramazônia) lança, no próximo dia 8 de abril, o seu primeiro e-book: Narr’Amazônia: modos de ser e estar no mundo. O livro é resultado de quase sete anos de estudos, pesquisas e férteis diálogos entre professores, pesquisadores e alunos da graduação, do mestrado e do doutorado.

A obra é uma coletânea de 20 capítulos resultantes de pesquisas e reflexões teóricas de 24 autores das duas universidades.  O e-book tem como base a construção de uma reflexão crítica sobre as narrativas, como ação humana, e a sua importância, como processo cultural e de interação comunicativa, exemplificadas por meio de diversas experiências no território amazônico. Os trabalhos são de natureza interdisciplinar, unindo diversos campos de conhecimento como Comunicação, Letras, Literatura, Arte e áreas afins.

A organização da publicação é dos coordenadores do grupo: professoras Alda Cristina Costa e Vânia Torres Costa (Faculdade de Comunicação e Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia/UFPA) e professor Paulo Nunes (Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura/Unama).

Sobre a apresentação do livro, os professores Alda Costa, Vânia Torres e Paulo Nunes destacam: “Falamos de um mesmo lugar, geograficamente delimitado, onde está situada a maior floresta tropical do mundo, terreno propício para modos de narrar. Falamos a partir da Região Norte, que sofre a cobiça nacional e internacional, seja por suas riquezas florestais, entranhadas na maior bacia hidrográfica do mundo, seja por sua rica e diversificada cultura”.

Diferentes narrativas - O e-book está dividido em duas partes: a primeira resulta de estudos de caráter teórico e empírico de autores integrantes do Narramazônia. A segunda traz experiências narrativas de convidados que participaram da Sessão Diálogos interativos e narrativos” em reuniões do grupo. Entre eles: João de Jesus Paes Loureiro, Paula Sampaio, Jorge Eiró, Edyr Augusto Proença, J. Bosco, Fábio Fonseca de Castro, Wille Bolle e Marília Menezes.

Ao tornar público esse conjunto de vozes, a obra busca contribuir com a observação das narrativas como produção de identidades e  campo de negociação de discursos que circulam em sociedades locais, assim como em processos de midiatização. Os organizadores do livro destacam que, ao criar o Narramazônia, partiram do desejo de reunir pesquisadores com o interesse em estudar narrativas e sua relação com os modos de ser, viver, fazer, enfim, agir na Amazônia.

Sobre o Narramazônia – O Grupo de estudos e pesquisas Narrativas Contemporâneas na Amazônia (Narramazônia) foi implantado em outubro de 2015 e é registrado no Diretório de Grupos de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Narramazônia é realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade da Amazônia (Unama). O grupo integra a Rede de Narrativas Midiáticas (Renami), ligada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e, atualmente, é composto por cerca de 30 integrantes, configurando-se como um espaço de reflexões, estudos e pesquisas multi e transdisciplinar sobre a formação e circulação de narrativas na sociedade amazônica.

Lançamento do e-book Narr’Amazônia: modos de ser e estar no mundo

Data: 8 de abril de 2022

Hora: 15h30

Local: Auditório D-200 da Universidade da Amazônia (Unama), Campus Alcindo Cacela, localizado na Av. Alcindo Cacela, 287 - Umarizal, Belém