Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes lança livro com resultados de pesquisas

• Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 14h19

diabetes

O Programa de Pós-Graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes – PPGDiabetes da Universidade Federal do Pará realiza o lançamento dos primeiros livros da Coleção Ler & Tratar, que compõe um projeto aprovado pelo CNPq e reúne textos inspirados nas dissertações de mestrado defendidas no programa, com revisão adicional e experiência dos organizadores.

A programação de lançamento ocorre na quinta-feira, 7 de abril, no Centro de Estudos do Hospital Universitários João de Barros Barreto (HUJBB). O lançamento deve contar com a presença dos autores, dos docentes do programa e ainda do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Segundo um dos organizadores da coleção e coordenador do PPGDiabetes, professor João Soares Felício, os livros têm como objetivo “oferecer protocolos clínicos baseados em evidências, integrando as equipes de profissionais de saúde da atenção primária, secundária e terciária no manejo dos pacientes com diabetes mellitus”.

Os volumes 1 e 2 da coleção são intitulados Controle Glicêmico no Diabetes Mellitus: Tratamento Medicamentoso no Diabetes Tipo 2 e Diagnóstico e tratamento das complicações do Diabetes: Doença arterial periférica, respectivamente.  O primeiro livro tem como autores, além do professor João Felício, Luisa Corrêa Janaú, Natércia Neves Marques de Queiroz, Karem Miléo Felício. Já os autores do segundo livro são João Soares Felício, Anna Regina Bastos Melo e Karem Miléo Felício.

Os livros têm edição limitada e serão excepcionalmente vendidos no local do lançamento, ao preço   de R$50,00 (cinquenta reais) cada um. O valor arrecadado com as vendas será utilizado na aquisição de uma SMART TV LED 65 para a Sala de Simulação Realística do Complexo, localizada no Centro de Estudos no HUJBB.

Sobre o PPGDiabetes - Aprovado em setembro de 2019 pela Capes, o Programa de Pós-Graduação em Atenção e Estudo Clínico no Diabetes, curso de Mestrado Profissional, é resultado do planejamento empreendido por um grupo de professores e pesquisadores da Medicina - área da Endocrinologia - que vinha desenvolvendo, há mais de uma década, trials de pesquisa com pacientes diabéticos na UFPA. O grupo da endocrinologia, então, associou-se a professores de áreas correlatas no intuito de formar uma pós-graduação stricto sensu e consolidar um grupo multidisciplinar, com professores e pesquisadores da Nutrição, da Farmácia, da Genética, da Fisioterapia e da Psicologia, a fim de produzirem pesquisas e formação de recursos humanos que respondessem aos desafios deste grande problema de saúde pública no Brasil, o diabetes.

O programa atua com duas linhas de pesquisa, que são “Diagnóstico e Tratamento do Diabetes e suas complicações” e “Prevenção e Qualidade de vida no Diabetes”. Anualmente são ofertadas em torno de 30 vagas. A intenção é formar profissionais da área da saúde para a pesquisa e o atendimento integral de pessoas portadoras de diabetes, com impacto positivo no controle da doença e suas complicações.

Data: 7 de abril de 2022 (quinta-feira).

Hora: 11h30 às 13h30 (com coffee break).

Local: Centro de Estudos do Hospital Universitário João de Barros Barreto, localizado na R. dos Mundurucus, 4487 - Guamá, Belém.

Aberto ao público.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA