Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração 2022 inicia na UFPA
Início do conteúdo da página

Reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração 2022 inicia na UFPA

  • Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 17h22

Abertura Forplad 2022

Pró-reitores de Planejamento e Administração de todo o país reúnem-se na Universidade Federal do Pará nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2022, no Centro de Eventos Benedito Nunes, para a primeira reunião ordinária do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad). Esta é a segunda vez que o Fórum é sediado em Belém, sob a coordenação da UFPA, por meio da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

A programação do evento iniciou na tarde desta quarta-feira, 6 de abril, com a mesa de abertura e boas-vindas, composta pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), coordenador nacional do Forplad, Franklin Matos Silva Júnior; o pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), coordenador da Região Norte do Forplad, Rogério Favacho da Cruz; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA, Cristina Kazumi Nakata Yoshino; e o pró-reitor de Administração da UFPA, Raimundo da Costa Almeida.

06.04.2022 FORPLAD 2022 Foto Alexandre de Moraes 15Os pró-reitores da UFPA deram as boas-vindas aos gestores participantes do Fórum. Para Raimundo Almeida, Pró-Reitor de Administração da UFPA, o Forplad é um importante espaço para discussão e proposição de alternativas para melhorar o desempenho das IFES: “A Reunião do Fórum em Belém traz uma pauta com temas fundamentais para a gestão das IFES, sendo oportunidade também para compartilharmos com as demais instituições as práticas exitosas da UFPA. Estamos com uma expectativa muito positiva para o evento e preparamos tudo com muito cuidado e planejamento para recebermos os Pró-Reitores de Administração e Planejamento e demais representantes das universidades de todo o Brasil”.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA, Cristina Yoshino, destacou: “A primeira reunião do Forplad, em um momento de retorno integral às atividades presenciais nas IFES, permitirá avaliarmos o balanço do trabalho desenvolvido pelas Universidades no períodos mais críticos da pandemia e também projetar os desafios para a gestão das instituições em um cenário de crise econômica”.

Rogério Favacho, coordenador da Região Norte do Forplad, destacou que no momento pandêmico as Universidades provaram seu valor e se evidenciaram como instituições estratégicas para o Brasil. Franklin Matos agradeceu a acolhida da equipe da UFPA e apresentou os destaques da programação nos próximos dias.

O reitor Emmanuel Tourinho também deu as boas-vindas aos presentes e parabenizou o trabalho de todos os gestores no avanço do Sistema de Ensino Superior Público no Brasil, mesmo em tempos adversos. “É muito bom que vocês estejam na nossa Universidade. Parabenizo a todas as pessoas que estão aqui, pois contribuem diretamente com o sistema que melhor serve à sociedade em educação e ciência, com excelência e compromisso social, que é o sistema das IFES. Em que pese enfrentarmos dificuldades, as universidades federais são referência de qualidade para a educação superior no Brasil e um pilar da ciência nacional, portanto fundamentais para qualquer projeto de desenvolvimento do país”, pontuou o reitor. E ainda reiterou: “As universidades têm um papel fundamental para defesa das conquistas democráticas e civilizatórias. Neste momento grave da conjuntura internacional, as universidades são instituições imprescindíveis para combater o fascismo e defender a democracia, a liberdade, o pensamento crítico e a diversidade”.

06.04.2022 FORPLAD 2022 Foto Alexandre de Moraes 6Apresentação institucional - A tarde ainda contou com a apresentação da UFPA feita pelo reitor Emmanuel Tourinho. O reitor falou sobre a dimensão e a capilaridade da Universidade; a vocação e o enraizamento social da instituição na Amazônia; os desafios do financiamento e as prioridades orçamentárias da UFPA; e alguns programas e iniciativas voltadas para o avanço científico e promoção da inclusão social. “Somos uma Universidade da/na Amazônia, que está aqui para servir os povos da Amazônia, região com muitas necessidades e peculiaridades. Não nos basta ser uma universidade de excelência, mas ser uma universidade que serve à transformação das condições de vida da população”, afirmou o reitor.

O evento continua - A reunião do Forplad seguirá até a manhã do dia 08 de abril, com painéis de debate, com participação de membros do Ministério da Educação e do Ministério da Economia, sobre: Planejamento e Orçamento; Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov); Retorno presencial das atividades acadêmicas; Implementação da Nova Lei de Licitação; e Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações. Em paralelo aos painéis, também ocorrem reuniões de comissões temáticas de Planejamento, Administração e Modelos do FORPLAD, bem como reuniões da Comissão Nacional e Regionais do Fórum.

Sobre o Fórum - O Forplad tem caráter permanente e está ligado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Reúne os pró-reitores de planejamento, de administração e ocupantes de cargos equivalentes das IFES com o intuito de estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração das IFES; promover o intercâmbio entre as IFES em torno de temas de interesses do fórum; consolidar e divulgar documentos junto às IFES; assessorar os dirigentes das IFES e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Andifes.

A programação completa do evento pode ser consultada aqui e também pode ser acompanhada por meio de transmissão ao vivo no canal do Forplad no YouTube:

- Transmissão do dia 06/04/2022.
- Transmissão do dia 07/04/2022 (manhã).
- Transmissão do dia 07/04/2022 (tarde).
- Transmissão do dia 08/04/2022.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com colaboração da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA.

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página