Página inicial > Ultimas Notícias > Novo período de gestão inicia no Instituto de Ciências Exatas e Naturais

Novo período de gestão inicia no Instituto de Ciências Exatas e Naturais

• Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 08h50

WhatsApp Image 2022 04 24 at 19.52.28

Os dirigentes do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) foram reconduzidos, no último dia 14 de abril, para novo período de gestão, em cerimônia de posse que ocorreu no auditório do instituto, no Campus Guamá, em Belém. O reitor Emmanuel Zagury Tourinho reconduziu, para novo mandato de diretor-geral, o professor Marcos Monteiro Diniz e, para a direção-adjunta, o professor José Roberto Zamian.

A sessão contou com grande público, entre dirigentes da Administração Superior, de Unidades e Subunidades Acadêmicas, além da comunidade de técnicos, docentes e estudantes do ICEN.

WhatsApp Image 2022 04 24 at 19.53.08A cerimônia iniciou com a assinatura dos termos de posse, seguida pelos discursos dos dirigentes. O diretor-adjunto reconduzido, José Roberto Zamian, agradeceu a confiança e a colaboração da comunidade do instituto ao longo da primeira gestão, assim como a confiança para a eleição ao novo mandato. Destacou os desafios enfrentados, e superados com diálogo, segundo sua avaliação: “Considero que o sucesso do ICEN, em um cenário adverso como o da pandemia, deve-se ao trabalho dos servidores e dos alunos, permitido pelo diálogo democrático que construímos nos dois primeiros anos de gestão. Estabelecemos um nível de discussão maduro e respeitoso com nossas seis faculdades, oito programas de pós-graduação, além dos cursos na modalidade de educação a distância e ofertados no âmbito do Parfor”.

O diretor Marcos Diniz também fez uma avaliação do primeiro período de gestão e apontou as expectativas para os próximos quatro anos. “Quando iniciamos o mandato, não imaginávamos que dois grandes desafios interromperiam boa parte dos objetivos traçados:  um foi a pandemia, e a Universidade deu exemplo para a sociedade de como conduzir suas decisões tendo como farol a Ciência. Não podíamos parar. A Ciência não podia parar. A Universidade não parou e o ICEN também não parou”. “O segundo desafio foi a luta pelo respeito à autonomia universitária, luta da qual, como gestão, muito nos honrou estar à frente junto à comunidade do instituto neste momento tão desafiador”, complementou Marcos Diniz, afirmando que encerram a primeira gestão com o sentimento de dever cumprido.

No meio de seu discurso, o diretor fez uma homenagem a dois professores do ICEN que faleceram no período de pandemia, Licurgo Peixoto Brito e João dos Santos Protázio, “dois professores que deram décadas de contribuição à Universidade, em diferentes instâncias, sendo pessoas alegres, queridas por todos”, apresentou o diretor. Em homenagem aos docentes e a familiares e amigos da comunidade do ICEN também falecidos, todos os presentes fizeram um minuto de silêncio.

WhatsApp Image 2022 04 24 at 19.53.08 1Ao final, Marcos Diniz ainda agradeceu às diversas áreas da Administração Superior pelo suporte oferecido ao instituto e, como perspectivas para os próximos anos, apontou o investimento na melhoria das notas dos cursos de graduação, assim como na avaliação dos PPGs e na abertura de novo curso de Doutorado profissional em rede. Citou também a curricularização da extensão, a busca por melhorias na infraestrutura dos espaços da unidade e na qualidade de vida dos servidores, a promoção da inclusão e da diversidade, e o combate ao assédio e à discriminação.

O reitor Emmanuel Zagury Tourinho também agradeceu aos gestores o trabalho conduzido nos últimos anos no ICEN e considerou que a cerimônia de recondução dos dirigentes ocorre em um momento de celebração. Fez um balanço dos desafios enfrentados pela Universidade no contexto da pandemia, exigindo tomadas de decisões difíceis e rápidas, com soluções, muitas vezes, não ideais, mas se mostraram acertadas ao possibilitarem que a  comunidade universitária mantivesse suas atividades e ainda oferecesse grande apoio à população e aos governos, com conhecimento científico e solidariedade.

“Mesmo em um cenário adverso, de pandemia, de luta pela autonomia universitária e de condições orçamentárias desfavoráveis, temos que comemorar os resultados que a Universidade alcançou nos últimos anos. De 2017 para cá, abrimos 31 cursos de graduação e pós-graduação. Obtivemos resultados extraordinários em todos os indicadores de qualidade do ensino superior. Colecionamos resultados expressivos em rankings internacionais. Avançamos na nossa produção científica. E como conseguimos tudo isso? Basicamente, com o empenho de nossa comunidade e com a melhoria dos processos de gestão, refletindo o forte investimento na qualificação dos nossos servidores. Só em 2021, por exemplo, mais de 600 servidoras e servidores da UFPA estavam cursando mestrado e doutorado”, elencou Emmanuel Tourinho.

WhatsApp Image 2022 04 24 at 19.53.09Desejando sucesso no próximo período de gestão no ICEN, o reitor também reiterou: “A Universidade continuará seu percurso de contribuir para o fortalecimento da Ciência no Brasil, sendo referência de qualidade para a educação superior e para a pesquisa. E, em todas as nações, as universidades estão dedicadas à defesa das instituições democráticas. Precisamos construir uma compreensão qualificada do que está acontecendo no mundo e liderar as sociedades na luta contra o fascismo”, concluiu.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA