Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para o Programa de Bolsa Acadêmica de Inclusão na Educação Básica seguem até 30 de abril

• Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 14h12

Bolsa PIBAsic

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), em conjunto com a Coordenação de Educação Inclusiva da Escola de Aplicação (CEI/EA/UFPA), está com inscrições abertas para a Bolsa de Monitoria Acadêmica de Inclusão na Educação Básica/PcD - PIBAsic. Regida pela Instrução Normativa Nº 02/22 SAEST/UFPA, a bolsa é destinada a discentes de graduação em licenciaturas e bacharelados, preferencialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As solicitações devem ser feitas no período de 20 a 30 de cada mês, pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST.

O PIBAsic está vinculado ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e proporciona a discentes de graduação a ampliação da formação acadêmica, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências de caráter inclusivo e acessível, supervisionadas e orientadas por docentes ou técnicos da Escola de Aplicação da UFPA que desenvolvem ações, inclusive monitorias, para o público-alvo da Educação Especial (PAEE).

A bolsa terá a vigência de até 1 (um) ano, podendo ser solicitada a renovação por mais 12 (doze) meses, e poderá ser aproveitada como atividades complementares nas faculdades, desde que aprovadas pela Unidade da qual o (a) discente faz parte.  A Bolsa Acadêmica de Inclusão na Educação Básica/PcD - (PIBAsic) não é bolsa estágio (Lei 11. 788/2008) nem é regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), sendo assim, não constitui vínculo empregatício com a UFPA.

Formação -  A ação PIBAsic se configura como uma monitoria para a aquisição de aprendizagem com o público-alvo da Educação Especial, no ensino regular e, se necessário, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), sob a supervisão da CEI/EA/UFPA. A bolsa pode contribuir com a elevação do nível de formação e de habilidades e competências dos (as) estudantes da graduação na área da Educação Especial/Inclusiva com a realização de atividades teóricas e práticas ou de produção de material acessível para uso em dispositivos, equipamentos, produtos e serviços de tecnologia assistiva na Coordenação de Educação Inclusiva da Escola de Aplicação da UFPA.

Como participar - Para solicitar a inscrição no PIBAsic, o (a) discente precisará estar regularmente matriculado (a), prioritariamente, em curso de primeira graduação de licenciatura ou bacharelado, deverá comprovar renda familiar mensal bruta de até (03) três salários-mínimos ou renda per capita que não ultrapasse (1,5) um salário-mínimo e meio vigente, ter coeficiente de rendimento acadêmico a partir de 5,0 no último semestre cursado, aferido no SIGAA, deverá estar cursando entre o segundo e o oitavo semestre do curso e não estar com pendências de prestação de contas no AVA (Auxílio Viagem Acadêmica), Kit Acadêmico, Kit PcD e no Prolínguas.

Para se inscrever, o (a) discente interessado (a) deverá, no período de 20 a 30 de cada mês, enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com a declaração de solicitação de participação preenchida. Após receber, em seu e-mail, a liberação para se inscrever, o(a) discente deverá acessar o Sigaest, inserir o número de seu CPF e realizar o seu cadastro. Em seguida, deverá selecionar a aba "Bolsa Acadêmica de Inclusão da Educação Básica/PcD - (PIBAsic)” e preencher o Questionário Socioeconômico e Pedagógico de forma completa  e, por fim, anexar a documentação exigida no Anexo I da Instrução Normativa.

Todos os(as) discentes inscritos(as) ficam no cadastro reserva e poderão ser convocados(as), a qualquer momento, pela CEI/EAUFPA/SAEST para dar prosseguimento à efetivação da bolsa.

Discentes, candidatos(as) à Bolsa Acadêmica de Inclusão na Educação Básica, devem escanear, em formato de imagem JPG, tamanho máximo de 500KB, todos os documentos solicitados e anexar no Sigaest. Documentação incompleta, rasurada ou incompatível com as informações prestadas terá sua solicitação automaticamente indeferida. Sob nenhuma hipótese, serão aceitos documentos entregues de forma presencial, via processo, e-mail ou malote na CEI/EA/UFPA.

Bolsa Acadêmica de Inclusão na Educação Básica - PIBAsic

Período de inscrições: 20 a 30 de cada mês, por meio do Sigaest.

Acesse Instrução Normativa Nº 02/22 SAEST/UFPA

Texto e arte: Divulgação Saest/UFPA