Página inicial > Ultimas Notícias > Livro reúne imagens da trajetória do curso de Pedagogia pelo Parfor da UFPA

Livro reúne imagens da trajetória do curso de Pedagogia pelo Parfor da UFPA

• Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 15h28

pedagogia Portal 2022

Uma coletânea de imagens registrando as salas de aula, os encontros, as formaturas e os caminhos percorridos pelas atividades de formação docente do curso de Licenciatura em Pedagogia promovido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Essa é a motivação do livro Formação Docente em Imagens: 11 anos do curso de Pedagogia/UFPA/Parfor, lançado pela Coordenação Geral do Parfor na UFPA, que pode ser acessado aqui.

pedagogia capaA UFPA já promoveu 118 turmas de Pedagogia pelo Parfor, atingindo um total de 3.313 pedagogos graduados em todo o estado. A Instituição ofertou 21 cursos de licenciatura em 66 municípios-polos do Pará, divididos nas seis regiões paraenses: Metropolitana, Baixo Amazonas, Marajó, Nordeste, Sudeste e Sudoeste. No total, mais de 14 mil docentes da educação básica do Pará já participaram nas 421 turmas realizadas pela Universidade, titulando 9.675 professores pelo Parfor. Essa é a trajetória registrada nas imagens do livro organizado pelas professoras Maria Ludetana Araújo, Sônia Maria Pereira do Amaral, Nancy Fernandes e pela secretária-geral do Parfor na UFPA, Izabel Colares.

"Todas (as imagens) são marcantes, na medida em que atravessávamos rios, estradas e florestas, cada uma com sua marca singular. Iguais nas suas diferenças, todas estão na minha memória e no meu coração", define a professora Maria Ludetana, coordenadora do curso de Pedagogia no Parfor da UFPA.

Segundo ela, o livro é um importante registro, não apenas para o curso de Pedagogia, mas também para o Parfor, como programa de formação docente. "É a sensação de ter estado presente, vivenciado, integrado a história da formação. É também a mensagem de que precisamos continuar com o processo da formação continuada, cheia de sucessos, de superação, de desafios, e principalmente de vitórias", conclui a coordenadora.

pedagogia foto2Memória - Para a professora Sônia Amaral, a obra servirá como memória da grande contribuição do Parfor como política pública de educação. "Quando pensamos em produzir um livro que pudesse contar, por meio de fotografias, um pouco da história do curso de Licenciatura em Pedagogia, já tínhamos este pensamento de que a formação docente guarda similitudes com o plantio de um jardim, portanto a epígrafe se torna mais interessante ainda, quando lembramos da nossa contribuição para que centenas de borboletas saíssem de seus casulos para voar livremente por muitos jardins", explica.

Sônia destaca imagens como a foto de formatura da aluna Arlete Silva, de Tucuruí (região sudoeste do Pará), que concluiu o curso de Pedagogia aos 67 anos de idade. "Para muitos, ela poderia já estar aposentada, mas não se acomodou por conta da idade e concluiu o seu curso. Estava plena no dia de sua formatura, mostrando à sociedade que a idade não é impedimento para a busca de formação", celebra a organizadora da coletânea.

pedagogia foto3A professora Sônia destaca ainda a imagem de uma aluna assistindo à aula com uma bebê no colo. "Essa imagem representa a força e a perseverança de uma professora que não abriu mão de sua formação por conta da maternidade. O que ela faz é unir os papéis sociais. Amamenta, acalenta, sem perder o foco nos estudos. Para nós, esse é um ato de resistência feminina", reflete Sônia. A imagem foi fotografada no Instituto de Ciências da Educação da UFPA (Iced), durante uma atividade da disciplina “História da Educação no Brasil e Amazônia”, ministrada pelo professor Alberto Damasceno, que registrou o momento.

"O que representam as 'madonas' renascentistas? Serenidade, encanto e graça. Fatores que ajudaram na decisão do registro, que talvez tenha se dado por um impulso irresistível de assinalar o cuidado materno e o compromisso acadêmico de uma mulher/mãe/professora/estudante que, ao lado da sua cria, enfrenta o desafio de estudar, apesar dos inúmeros obstáculos", conta o autor da foto.

Alberto acredita que o livro registra ainda o êxito do Parfor no processo de formação docente. "Trata-se de um universo de evidências de diversos processos pedagógicos sintetizados em um único projeto de formação de professores que, graças à sua grandiosidade e amplitude, precisa permanecer vivo na memória das pessoas que tiveram suas vidas, direta ou indiretamente, atingidas por seus efeitos, educandos e educadores, cujos corações e mentes viveram uma experiência coletiva de aprendizagem e superação", conclui o professor.

Texto: Alexandre Yuri - Parfor/UFPA
Fotos: Arquivo Parfor/UFPA