Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Andifes possibilita mobilidade acadêmica para a UFPA e outras instituições federais

• Publicado: Sexta, 29 de Abril de 2022, 16h02

BRASIL ANDIFES

A Universidade Federal do Pará (UFPA) disponibiliza a oportunidade de seus discentes pleitearem uma vaga de mobilidade nacional, bem como recebe estudantes de outras instituições federais por meio do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica. A ação é uma ótima oportunidade para conhecer outros estados e Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), abrindo pontes para novos estudos.

O Convênio Andifes de Mobilidade Acadêmica foi estabelecido em 2011 pela Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), buscando oferecer experiências enriquecedoras em outros estados, mantendo a atividade curricular de seus cursos.

Para participar, os (as) estudantes devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras, devem ter integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou primeiro e segundo semestres letivos do curso, na instituição de origem (remetente), e possuir, no máximo, uma reprovação por período letivo (ano ou semestre).

Caso seja aceito(a), o (a) participante do programa terá vínculo temporário com a instituição receptora e poderá realizar o programa por seis ou doze meses (1 ou 2 semestres). Os custos de manutenção em outra capital são de responsabilidade do(a) discente e sua matrícula será cadastrada como matrícula regular temporária. A participação no programa não caracteriza uma transferência.

Para estudar na UFPA - Alunos de outras IFES podem se inscrever no Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica para cursar um a dois semestres na UFPA, a partir do 2º semestre letivo de 2022, que está marcado para iniciar em 22 de agosto e terminar em 21 de dezembro de 2022.

Para realizar a mobilidade, é necessário que o discente esteja efetivamente matriculado no Período Letivo 2022/2, ter concluído, ao menos, 20% da carga horária de integralização do curso de origem e ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

A Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas receberá os pedidos de mobilidade até 31 de maio de 2022 e a documentação deve ser enviada, via Correios, para o endereço da Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas da Universidade Federal do Pará, disponibilizado no edital. A partir do seu registro na UFPA, o(a) estudante deverá obedecer às Normas Acadêmicas estabelecidas no Regulamento do Ensino de Graduação da UFPA.

Para estudar em outras instituições do Brasil - Alunos de graduação da UFPA também podem se inscrever no Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica para cursar um ou dois semestres, a partir do segundo semestre letivo de 2022, em outra IFES. Para participar, é necessário estar efetivamente matriculado no Período 2022/2, ter concluído, ao menos, 20% da carga horária de integralização do curso de origem e ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

Os estudantes interessados na mobilidade devem escolher a IFES desejada, consultar a lista de disciplinas com suas ementas e apresentá-las ao diretor/coordenador do seu curso de origem, que deverá assinar o Termo de Compromisso exigido para o envio da solicitação de mobilidade. É necessário, ainda, que o(a) estudante preencha os formulários, disponibilizados aqui, e encaminhe a documentação à Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas da Proeg, com o anexo contendo carta de apresentação do aluno, histórico, atestado de matrícula, cópia do RG, CPF e comprovante de residência. O prazo para a solicitação segue até as 17h do dia 13 de maio de 2022.

Durante o período da mobilidade, os custos para a manutenção do estudante em outra capital serão de responsabilidade do próprio aluno e este deve respeitar e se submeter às normas da instituição escolhida. Mais informações no edital disponível aqui

Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

Discentes da UFPA que desejam cursar matérias em outras Instituições Federais de Ensino Superior

Prazo de envio: Até as 17h do dia 13 de maio de 2022.

Edital aqui.

Discentes de outras IFES que desejam cursar matérias na UFPA