Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Odontologia celebra 18 anos

Programa de Pós-Graduação em Odontologia celebra 18 anos

• Publicado: Terça, 03 de Maio de 2022, 15h16

02.05.2022 V Encontro do PPGO Odonto Foto Alexandre de Moraes 47

Começou nesta segunda-feira, 2 de maio, o V Encontro do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Pará (PPGO/UFPA). A edição deste ano discute o tema “Inovação tecnológica e suas perspectivas na clínica odontológica”. A programação, em formato hibrido, segue até esta terça-feira, 03, e marca também a celebração dos 18 anos do programa.

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da Faculdade de Odontologia e contou com as presenças do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; da diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Eliete da Cunha Araújo; da diretora da Faculdade de Odontologia, Liliane Silva do Nascimento; da coordenadora do PPGO, Cecy Martins Silva; da vice-coordenadora do PPGO, Jesuina Lamartine Nogueira Araújo, da professora Roberta Souza D'Almeida Couto, membro da Comissão Organizadora do evento, além de outras autoridades e da comunidade acadêmica.

O reitor Emmanuel Tourinho falou sobre o destaque do PPGO no desenvolvimento de pesquisas na Amazônia e da contribuição dos estudos com os índices de qualidade em pesquisa conquistados pela UFPA nos últimos anos. Segundo a última edição do SCImago Overall Ranking, que avalia a influência científica das instituições de ensino e pesquisa e a repercussão de sua produção científica nas bases de dados internacionais, em 2022 a UFPA subiu 75 posições, saindo da  711ª colocação para a 636ª posição no mundo.

02.05.2022 V Encontro do PPGO Odonto Foto Alexandre de Moraes 35“Para uma universidade latino-americana, brasileira e amazônica, estar entre as 700 melhores instituições do mundo em relação ao prestígio científico é um resultado extraordinário. Na área de Odontologia, a conquista é ainda mais significativa, pois figuramos entre as 250 melhores do mundo e em 33º lugar na América Latina, segundo o SCImago”, destacou o reitor. “O desempenho da área da Odontologia e do PPGO levam a UFPA aos melhores resultados nas avaliações internacionais. Estamos aqui para agradecer a dedicação e reafirmar a nossa disposição para trabalhar por novos  avanços institucionais, para construirmos juntos uma universidade que se destaca tanto em termos acadêmicos e científicos quanto no seu impacto para a população local”.

Além de cursos e apresentação presencial de trabalhos, o evento conta com a realização de um simpósio sobre as inovações tecnológicas e as perspectivas na pós-graduação, tema central do evento. “O avanço da tecnologia nos últimos anos tem possibilitado a realização de tratamentos mais rápidos e confortáveis para os pacientes, propiciando considerável ganho de eficiência e produtividade para os profissionais da Odontologia. Não poderíamos desconsiderar a importância dos cursos de pós-graduação, especialmente o PPGO, na capacitação desses profissionais que passam a poder desenvolver produtos inovadores para aplicação nas clínicas odontológicas”, salientou a diretora do ICS, Eliete da Cunha Araújo, referindo-se à relevância técnico-científica do encontro.

02.05.2022 V Encontro do PPGO Odonto Foto Alexandre de Moraes 94Dezoito anos - O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPA foi implementado em 2004. Em 2019, a Instituição tornou-se a primeira do Norte do Brasil a oferecer também doutorado na área.

“Neste ano de comemoração dos 18 anos de implantação, teremos a formação da nossa primeira turma de doutorado, o que é motivo de imenso orgulho. Até o momento, foram titulados 155 mestres e uma doutora e a análise do último processo de autoavaliação mostra que os objetivos almejados do programa têm sido plenamente alcançados por meio do número significativo de egressos inseridos no mercado de trabalho, especialmente nas Instituições de Ensino Superior, na aprovação em concursos públicos, em programas de doutorado em outras renomadas instituições e nas lideranças no exercício profissional no âmbito da Odontologia. Tudo isso mostra a importância do PPGO para a região amazônica e nos motiva a seguirmos firmes”, avaliou a coordenadora do programa, Cecy Martins Silva.

Durante o evento, ex-coordenadores que atuaram à frente do programa no decorrer dos últimos 18 anos receberam certificados de homenagem pelos esforços dedicados em favor da construção da Pós-Graduação em Odontologia da UFPA.

Sobre o programa - Atualmente, encontram-se matriculados no PPGO 91 discentes, divididos entre turmas de mestrado e doutorado. Compõem o corpo do programa 16 docentes permanentes e 3 colaboradores que, juntos, desenvolvem 31 projetos de pesquisa, 8 projetos de extensão e 4 projetos de inovação. Está em andamento ainda um projeto interinstitucional desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN).

Texto: Edmê Gomes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA