Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Apoio Fiscal auxilia na realização da Declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física

• Publicado: Quarta, 04 de Maio de 2022, 15h41

IR NAF Portal 2022

O Núcleo de Apoio Fiscal retornou com a oferta de atendimento ao público para a prestação de serviços de Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física. A ação, organizada pela Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon) da Universidade Federal do Pará (UFPA), oferta o atendimento público, de forma presencial, até o dia 30 de maio de 2022, e tem como objetivo apoiar a população local, especialmente aqueles mais fragilizados socialmente, auxiliando na realização da Declaração de Imposto de Renda anual.

O atendimento ocorre no Bloco KP, sala 03, do Campus Profissional, localizado no Guamá, às terças e quartas-feiras, das 8h30 às 12h, e nas quintas-feiras, das 14h às 17h30. Embora o público-alvo da ação esteja na comunidade ao entorno da UFPA, ela também está aberta para o público geral. Participam da ação três professores e dezoito alunos de graduação. O núcleo busca ser um campo de extensão para os alunos de Contabilidade, colocando em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas, para o atendimento de uma necessidade específica da sociedade.

O núcleo se propõe não apenas a prestar um serviço de qualidade, gratuito, que envolve a elaboração da Declaração de Imposto de Renda de pessoa física, mas também a fornecer informações e orientações sobre como lidar com as várias situações relacionadas à incidência de tributos e suas deduções. Entendemos que qualquer gasto a mais para o trabalhador gera um sacrifício no seu orçamento doméstico. Portanto o núcleo exercita seu papel social, na ajuda a uma parte da sociedade e, ao mesmo tempo, capacita seus estudantes para o exercício da profissão, gerando um círculo virtuoso, tendo em vista que esse estudante, pertencente a essa sociedade, estará no mercado de trabalho, seguindo as melhores práticas da sua profissão”, afirma Francivaldo Albuquerque, diretor da Facicon/UFPA.

Como funciona - Inicialmente, o cidadão declarante passará por uma triagem para que seja verificado se seus documentos, que darão base para a declaração, estão completos. Posteriormente, ele será direcionado para um dos alunos responsáveis pela elaboração de sua declaração.

Serão solicitados os seguintes documentos: comprovante de rendimento do ano de 2021; comprovantes de despesas médico-hospitalares; comprovante de despesa com instrução sua e de seu dependente, caso exista; caso não seja a primeira declaração, é necessário apresentar o recibo da declaração anterior; extrato bancário para Declaração de Imposto de Renda, caso o declarante possua conta corrente; comprovante de residência; documento de identificação e título eleitoral.

O atendimento pode ser concluído no mesmo dia, dependendo da completude dos documentos apresentados pelo solicitante do serviço. As Declarações de Imposto de Renda elaboradas e enviadas pelo núcleo geram um recibo de envio, que  é impresso junto da declaração para ser entregue ao cidadão.

Declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física

Local: Sala 03 do Bloco KP, no Profissional II

Horário: Terças-feiras, das 8h30 às 12h; quartas-feiras, das 8h30 às 12h; quintas-feiras, das 14h às 17h30.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA