Página inicial > Ultimas Notícias > Museus da UFPA integram a programação da 20° edição da Semana Nacional de Museus

• Publicado: Sexta, 06 de Maio de 2022, 13h54

Semana Nacional de Museus Alexandre de Moraes

Em 18 de maio, é comemorado o Dia Internacional do Museu. A data foi criada em 1977 por uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que é incorporado à Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco). Um dos resultados dessa comemoração é a Semana Nacional de Museus (SNM), que, este ano, está em sua vigésima edição e contará com várias programações pelo Brasil, sob o tema “O Poder dos Museus”. A UFPA vai se integrar às comemorações e terá atrações no Museu da UFPA, no Museu de Geociências e na Faculdade de Artes Visuais (FAV).

A edição deste ano tem como objetivo comemorar a celebração de vários acontecimentos históricos para o Brasil em 2022, entre eles, está o bicentenário da independência do país, assim como o centenário da Semana de Arte Moderna. Além disso, serão lembrados os 50 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile (Icom), documento que definiu a fundação de uma nova imaginação museal no Brasil, na Ibero-América e, praticamente, no mundo, e os 30 anos do I Encontro Internacional de Ecomuseus e a realização da Eco-92.

Para isso, convida museus, profissionais e comunidades museais a promover ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, a fim de fortalecer o reconhecimento e a visibilidade desse espaço. Tudo isso por meio de ações na pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de novos repertórios para o futuro. “Neste ano, as oficinas oferecidas lotaram as inscrições logo no primeiro dia do lançamento, o que demonstra como o público está ansioso por atividades coletivas, informativas e participativas”, aponta a direção responsável pelo Museu da UFPA.

Museu da UFPA - Durante a Semana Nacional dos Museus, de 16 a 22 de maio, o Museu da UFPA vai disponibilizar exposições, seminários e palestras, mas, principalmente, oficinas com direito à carga horária para os participantes. Ao todo, serão ofertadas três oficinas, no entanto apenas duas continuam com as inscrições abertas. São elas: Iniciação à capoeira - a ludicidade de um patrimônio em movimento, ministrada por Wanderson Amorim; e Dança Contemporânea - Espaço Interativo, ministrada pelo professor Natan Magno. Para obter mais informações sobre as inscrições e a programação, acesse o site MUFPA.

Museu de Geociências - Em homenagem à SNM, o Museu de Geociências (Mugeo) pretende mostrar, de 13 a 22 de maio, a importância do espaço como ferramenta de fomento da Educação e da Ciência em sua programação. “O Museu de Geociência tem a intenção de despertar nos visitantes o interesse pelos minerais, minérios e, acima de tudo, a sua importância econômica e social”, afirma o geólogo Pabllo Henrique Santos.

As ações oferecidas no espaço serão feitas em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e a Faculdade de Conservação e Restauro (Facore/UFPA). As oficinas e os cursos são voltados para estudantes do ensino fundamental e médio, bem como da graduação e pós-graduação, até as exposições e visitas para o público em geral. Essas atividades serão realizadas em quatro locais: Museu de Geociências, Espaço São José Liberto, Convento dos Mercedários e Museu Histórias da Amazônia. A programação completa pode ser conferida no site ou no Instagram do Mugeo.

Museu Surrupira de Encantarias Amazônicas - O Museu Surrupira de Encantarias Amazônicas é um projeto de extensão ligado ao curso de Museologia da Faculdade de Artes Visuais (FAV/UFPA) e coordenado pelo professor Diogo Melo. De 17 a 19 de maio, a programação ofertada pelo projeto terá como foco dar visibilidade às instituições museais por meio de palestras, mesa-redonda e oficinas que serão realizadas no Espaço ITEC Cidadão da UFPA.

“O Museu Surrupira tem a missão de divulgar saberes sobre as culturas afro-indígenas na Amazônia, assim como combater o racismo epistêmico e debater questões sobre gênero e colonialidade, por isso o museu  utiliza desse espaço para diversas questões que cercam esse tema. Nossas expectativas são socializar harmoniosamente com a comunidade interna e externa da academia, a fim de visibilizar essas questões ao mesmo tempo que confraterniza em uma data tão importante para as áreas de Museologia, Cultura e Patrimônio”, afirma o professor Diogo Melo.

Mais informações podem ser acompanhadas por meio do site do Museu Surrupira de Encantarias Amazônicas

Acesse a programação completa da Semana Nacional de Museus aqui.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes