Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA acolhe e ampara mães universitárias em situação de risco social
Início do conteúdo da página

UFPA acolhe e ampara mães universitárias em situação de risco social

  • Publicado: Sexta, 06 de Maio de 2022, 13h57

Dia das Mães Portal 1

Helen Hevelin Cunha Santos é estudante do curso de Ciências Naturais na UFPA - Campus Breves. Ela começou a faculdade em 2019, quando decidiu ser mãe novamente, pois seu primogênito já tinha 9 anos. No final de 2021, informou-se sobre o Auxílio Creche fornecido pela Secretaria de Assistência Estudantil (Saest/UFPA) e se inscreveu para recebê-lo. “A dificuldade em ser mãe e universitária é muito grande, pelo fato tanto de cuidar do seu bebê quanto de conciliar essa tarefa ao mesmo tempo em que se dedica aos estudos”, conta.

“Então, ganhei a bolsa do Auxílio Creche e isso me facilitou muito, pois, além de poder proporcionar educação para minha filha desde cedo, eu pude me dedicar melhor aos estudos. Consegui uma creche de confiança e fico tranquila ao deixá-la na creche para ir à Universidade”, acrescenta. “Agradeço pela oportunidade que estou tendo, pois sei que muitas mamães universitárias não têm/tiveram essa oportunidade e muitas até desistem por não ter uma oportunidade dessas”. Hoje, a segunda filha de Helen Hevelin tem 2 anos e 4 meses.

A Saest/UFPA mobiliza esforços para contribuir com o desenvolvimento acadêmico das jovens mães universitárias, como explica a professora Daniele Doroteia Rocha da Silva, coordenadora de Integração Estudantil da UFPA. “No contexto pandêmico, principalmente, observamos as dificuldades presentes em nossa sociedade no que consiste na divisão de tarefas domésticas. Buscamos acolher essas mães, com atendimento psicológico, serviços de apoio social e também pedagógico, para que, apesar de tudo, possam concluir com êxito a sua vida acadêmica”.

“A gente sabe que o apoio é necessário, pois, muitas vezes, há mães que não têm a rede de apoio familiar, psicossocial e/ou afetiva necessária para que estudem, trabalhem, cuidem da casa e dos filhos(as). Acreditando nesse amplo apoio de acolhimento, as mães procuram nossa equipe para falar das suas angústias, medos, dificuldades e limitações. Quando a gente divide, acabamos criando forças e estratégias para dar continuidade à vida e também às atividades acadêmicas”, sintetiza Doroteia. 

Além do Auxílio Creche oportunizado pela Saest, há outros projetos de extensão na UFPA, como o RodaVida, a Clínica de Psicologia e a Clínica de Atenção à Violência, que orientam estudantes universitárias quanto às ações que se podem tomar em relação às dificuldades, tanto no que se refere  à ordem emocional quanto no que se refere à legalidade para fazer valer seus direitos de mulheres-mães-cidadãs. 

Dia das Mães Assistência 2Experiências - “A experiência de ser mãe universitária é surreal, tendo que dividir seu tempo e sua dedicação entre os filhos e os estudos. É muito difícil. Para mim, ser uma mãe universitária foi uma escolha. E eu sabia que, desde o começo, seria uma batalha, e eu já entrei nessa batalha sabendo que seria uma vencedora. Uma prova disso foi ter a oportunidade de conseguir essa bolsa de Auxílio Creche. Muitas mulheres têm o sonho de ser mãe; outras, o sonho de cursar a universidade , e algumas realizam ambos ao mesmo tempo. Espero que a Saest/UFPA possa continuar oferecendo esse auxílio para as mamães universitárias, pois precisamos mais de oportunidades como essa. Precisamos construir uma universidade de todos(as) e pra todos(as)”, relata Helen Hevelin.

A pedagoga da Saest/UFPA, Maria de Jesus Blanco, fala sobre como ter acesso ao Auxílio Creche. “Esse auxílio é de cunho pedagógico, para garantir à aluna da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica a conclusão de seu curso de graduação em tempo hábil, por meio do custeio financeiro de até R$ 400,00. Se destina a mães de crianças na faixa etária de 1 a 5 anos de idade, a fim de que tenham o amparo de um espaço favorável e com vínculos educativos para cuidar de seus filhos(as) enquanto se dedicam à universidade”. 

O auxílio pode ser solicitado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . “A equipe técnica de assistência social da UFPA entra em contato para avaliar a necessidade da aluna universitária, segundo as normativas do Auxílio Creche. Ao longo do fornecimento do auxílio, o desempenho acadêmico da mãe universitária deve ser satisfatório, por isso é avaliado continuamente, pois o apoio da instituição creche implica diretamente nos resultados do aprendizado da aluna na Universidade”, resume Jesus.

A estudante Dhilhys Walderlice Mendes Souza, do curso de Pedagogia, considera que o Auxílio Creche ajuda muito  a possibilitar também educação de qualidade para sua filha de quatro anos. “Fico tranquila para estudar sabendo que ela está sendo bem cuidada e educada na creche”. Dhilhys engravidou durante a vida acadêmica e, com as dificuldades, interrompeu o curso por três vezes, até ter acesso ao auxílio. “Para mim, que venho de uma classe baixa da sociedade, a Universidade me abriu o mundo, e também à minha filha, através da educação”

Opinião compartilhada por Emanoele Carvalho Tinoco, aluna de Licenciatura em Matemática da UFPA: “A experiência de ser mãe e universitária é bem cansativa, pois, quando saio da faculdade, ainda preciso lidar com as responsabilidades de casa, de ser mãe, e isso, às vezes, faz com que eu fique sem disposição para fazer os trabalhos da faculdade. Por outro lado, eu vejo minha persistência como uma grande vitória e sinto orgulho de mim mesma por não ter desistido, mesmo com o cansaço e as dificuldades. Muitos achavam que eu não iria mais querer estudar depois que engravidei, e, hoje, posso mostrar uma realidade diferente para essas pessoas e também mostrar que é possível”. Ela tem uma filha de cinco anos.

Para saber mais sobre o Auxílio Creche da UFPA, acesse o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – Sigaest ou clique aqui.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal

registrado em:
Fim do conteúdo da página