Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Educação cria projeto para evitar a evasão de estudantes vulneráveis socialmente

• Publicado: Segunda, 09 de Maio de 2022, 17h43

Estudantes

O Projeto de Educação e Justiça Social (Edujus), da Faculdade de Educação (FAED), está com inscrições abertas voltadas a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação tem como objetivo identificar esses discentes, bem como os fatores que contribuem para a retenção, reprovação e evasão desses alunos, além de promover ações que prezam pela permanência e pelo êxito destes em seus respectivos cursos.

O projeto iniciado em maio deste ano conta com um formulário on-line que receberá inscrições por prazo indefinido. Com isso, pretende-se acolher discentes de diferentes cursos, que serão acompanhados pedagogicamente por alunos e profissionais licenciados voluntários, promovendo com discentes e docentes atividades inter e transdisciplinares.

De acordo com o professor Willian Lazaretti, os alunos que participam do projeto acreditam estar lançando um olhar mais humanizado aos discentes em situação de vulnerabilidade social, que colaboram para que estes estudantes sejam ouvidos, acolhidos, incentivados e auxiliados a se manterem em seus respectivos cursos. Estes alunos, que por vezes passam por situações de desrespeito ou invisibilidade, encontram no projeto um espaço acolhedor, de percepção, em que os bolsistas e os voluntários se colocam no lugar do outro.

Como participar - A ação acontece em duas etapas. Na primeira, o aluno interessado deve preencher o formulário, que apresenta questões relacionadas ao seu perfil socioeconômico, ao curso, ao período matriculado e às informações que auxiliaram na tomada de decisão do projeto. Na segunda etapa, os discentes selecionados serão ouvidos para que seja desenvolvido o Plano Individual de Atendimento (PIA), documento elaborado em conjunto com o aluno e um educador colaborador para identificar as potencialidades e dificuldades que impactam a permanência deste estudante no seu curso para, a partir deste diagnóstico, pensar em ações para o bom desempenho e êxito do estudante na formação superior.

O Edujus pretende desenvolver ações de apoio com base em informações colhidas, encaminhando-as como relatórios ao núcleo docente estruturante dos cursos, para que dialoguem sobre as dificuldades evidenciadas no cotidiano dos alunos assistidos. Com as informações colhidas, também se pretende promover seminários de diálogos com temas pautados pelos discentes, atividades artístico-culturais e acadêmico-científicas buscando o diálogo entre os sujeitos, seus saberes culturais e os conhecimentos científicos que auxiliem na permanência e no acolhimento dos alunos.

Alunos interessados em se voluntariar para a ação podem expressar seu interesse pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Projeto de Educação e Justiça Social

Inscrições pelo formulário.