Página inicial > Ultimas Notícias > Ingresso para cursos de educação a distância da UFPA em 2023 considerará nota no Enem

• Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2022, 12h09

a ldb e educacao a distancia

A seleção para cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EaD) da Universidade Federal do Pará considerará as notas obtidas pelos(as) candidatos(as) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Edição 2022. O edital da seleção só deverá ser publicado no segundo semestre deste ano, mas as inscrições para o Enem já iniciaram e vão até o dia 21 de maio. Os(As) interessados(as) em concorrer futuramente às vagas de cursos de graduação EaD deverão se submeter previamente ao Enem.

Para 2023, está aprovada pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (rede responsável pelo desenvolvimento dos cursos EaD nas Instituições de Ensino Superior públicas no Brasil) a abertura de 1.260 vagas em seis licenciaturas: Biologia; Física; Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens; Letras Português; Matemática e Química. Os cursos terão sede em 19 polos, ao todo, no estado do Pará: Ananindeua, Baião, Barcarena, Breves, Bujaru, Cachoeira do Arari, Cametá, Canaã dos Carajás, Capitão Poço, Goianésia, Igarapé-Miri, Jacundá, Marabá, Muaná, Paragominas, Ponta de Pedras, Salinópolis, São Sebastião da Boa Vista e Tailândia.

Até o processo seletivo para ingresso de turmas em 2022, a seleção ocorria por meio de prova própria aplicada pela UFPA. A adoção do Enem para 2023 visa unificar a forma de ingresso para cursos de graduação presenciais e a distância, assim como equiparar os calendários, os processos de seleção e a habilitação das turmas.

As notas do Enem também serão adotadas pela UFPA no seu principal Processo Seletivo (PS) para ingresso em cursos de graduação presencial, o PS 2023, cujo edital deverá ser lançado no segundo semestre. As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio já começaram e seguem até o dia 21 de maio. Para mais informações, consulte o edital do Enem 2022 e a página do Enem.