Página inicial > Ultimas Notícias > Recursos Hídricos são tema do 3° Colóquio de Diálogos Ambientais

Recursos Hídricos são tema do 3° Colóquio de Diálogos Ambientais

• Publicado: Quinta, 12 de Maio de 2022, 17h14

Diálogos Ambientais

A água é um recurso natural limitado, por esse motivo, debates sobre a preservação desse recurso se mostram cada dia mais presentes, como o que será realizado no 3° Colóquio de Diálogos Ambientais. O evento acontece de modo híbrido, do dia 6 ao dia 9 de junho, e tem como tema ‘recursos hídricos: problemas e soluções’. O colóquio busca ampliar o debate sobre a utilização da água em uma perspectiva multidisciplinar e é aberto ao público geral.

A ação é organizada pelo Grupo de Pesquisa História e Natureza (GPHIN), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e o Campus de Ananindeua da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os organizadores do evento pretendem reunir pesquisadores, estudantes e professores que se interessem pela temática do meio ambiente e que atuem em diversas áreas do conhecimento para proporcionar reflexões interdisciplinares acerca do debate ambiental. Durante o evento, serão realizadas conferências, mesas de debates, simpósios temáticos e torneios esportivos, relacionados à temática dos recursos hídricos.

Este tema é importante para darmos visibilidade ao tema do meio ambiente a fim de buscarmos soluções para nossa experiência humana no planeta. É importante também para criarmos um espaço de troca de ideias e experiências entre profissionais e estudantes interessados na questão ambiental. Penso que a UFPA, como universidade localizada na Amazônia, deve assumir um papel de protagonista na produção de conhecimento em torno do tema Meio Ambiente, em busca de soluções para o equilíbrio entre a sociedade e o que convencionamos chamar de Natureza”, afirma o professor Wesley Kettle, coordenador do evento.

Como se inscrever - As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 22 de maio para ouvintes e expositores, pelo site do evento. São aceitos profissionais e estudantes de todos os cursos, mas também público geral que se interesse pela temática proposta. Os trabalhos serão apresentados pela plataforma Google Meet, em simpósios temáticos sobre a questão ambiental.

As conferências e mesas de debate serão transmitidas pelo canal Historix no YouTube , e os links para os simpósios serão enviados para o e-mail dos participantes. Haverá, ainda, torneios esportivos opcionais no ginásio do Campus Ananindeua, localizado na Travessa Vinte e Seis, bairro Coqueiro, em Ananindeua.

3° Colóquio de Diálogos Ambientais

Evento em modelo híbrido

Data: dia 6 ao dia 9 de junho

Inscrições: até 22 de maio via site do evento

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.
Foto: Alexandre de Moraes