Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Multicampiartes abre inscrições para oficinas em Salinópolis

Projeto Multicampiartes abre inscrições para oficinas em Salinópolis

• Publicado: Terça, 17 de Maio de 2022, 15h30

Multicampiartes Salinas

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Universidade Federal do Pará (UFPA), vai realizar a 20º Edição do Projeto Multicampiartes - Caravana Cultural, no município de Salinópolis. A ação ocorre do dia 30 de maio ao dia 3 de junho, na quadra da Escola Maria Cecília de Nazaré, com a realização de oficinas abertas ao público geral, bem como a apresentação da Caravana Cultural. O objetivo do evento é apresentar a arte produzida na academia, em um exercício de interação e legitimação coletiva por meio da extensão desenvolvida pela UFPA.

O Projeto Multicampiartes é um dos principais projetos desenvolvidos pela Proex, por meio da Diretoria de Arte Cultura Esporte e Lazer (Dacel), em busca de integrar os 12 campi do estado com a realização de atividades culturais práticas e teóricas. Esta edição está dividida em dois núcleos principais: em um primeiro momento, a realização de uma série de oficinas, com os projetos desenvolvidos pelos alunos sendo apresentados no espetáculo de culminância; em outro, uma caravana cultural que vai promover um show da Small Band da Escola de Música da UFPA.

“A importância da troca de  experiências por meio do Multicampiartes se consolida por intercambiar os conhecimentos artísticos sistematizados na academia com os saberes tradicionais das comunidades dos nossos campi, privilegiando a diversidade cultural da Amazônia paraense”, informa Miguel Santa Brígida, diretor de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel/Proex).

Oficinas - O Multicampiartes Salinópolis terá oficinas de teatro, de canto, de danças regionais, de fotografia utilizando o celular, de produção de adereços para cortejo popular, além de uma oficina para a apresentação de políticas públicas voltadas à cultura. As oficinas são abertas ao público geral, a partir dos 15 anos de idade, sendo obrigatória a apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19 e um documento de identidade com foto para a participação.

As inscrições ocorrem presencialmente do dia 16 ao dia 26 de maio de 2022, em dois espaços: na Casa de Cultura Fonte do Caranã, das 8h às 20h; e no Campus Universitário de Salinópolis, das 8h às 11h20 e das 14h30 às 17h.

Projeto Multicampiartes - A ação foi idealizada pelo professor João Jesus Paes Loureiro, em 2002, como forma de apresentar e divulgar as potencialidades artísticas desenvolvidas na UFPA, integrando as pessoas das regiões onde estão localizados os 12 campi da UFPA. As oficinas artísticas são pensadas de acordo com as demandas da população do local e informadas durante a visita prévia ao evento, para o conhecimento da comunidade local.

Multicampiartes - Caravana Cultural Salinópolis

Data: de 30 de maio a 3 de junho de 2022.

Local: Quadra da Escola Maria Cecília de Nazaré, localizada na rua Edmundo de C. Rocha.

Inscrições para oficinas: de 16 a 26 de maio

Local: Casa de Cultura Fonte do Caraña, das 8h às 20h, e Campus Universitário de Salinópolis, das 8h às 11h30 e das 14h30 às 17h.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação Proex/UFPA