Página inicial > Ultimas Notícias > “Ano da Nutrição da União Africana" será tema de debate no Dia Internacional da África

• Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2022, 17h12

Theme2022Trending Website 3 copy

A Associação dos Estudantes Estrangeiros da Universidade Federal do Pará (AEE/UFPA) vai realizar um evento em alusão ao Dia Internacional da África. Este ano, o tema central será “Ano da Nutrição da União Africana" para nortear o debate sobre reforço da resiliência em nutrição e segurança alimentar no  continente africano. O evento será dividido em dois momentos: o primeiro contará com uma palestra e uma mesa de debate, no dia 25 de maio, e o segundo será uma festa em comemoração à data, dia 18 de junho. A participação é aberta a todos.

O evento terá início no dia 25, às 14h30, com uma palestra sobre o “Universo Muzumba”, com Nathanael Fona, autor de livro homônimo que busca mesclar realidade e a ficção para contar as histórias e empoderar a sociedade afro. Às 16h, será realizada a mesa-redonda sobre resiliência em nutrição e segurança alimentar, que terá a participação de Anacleto Aníbal Xavier Domingos, doutorando em Desenvolvimento  Econômico, Território e Meio Ambiente (Angola); Renata Ramos, estudante de Nutrição (São Tomé e Príncipe); Abigail Yawo Atsupui Duho, estudante de Enfermagem (Gana); Enock Akodedjro, estudante de Engenharia Civil  (Benin), e coordenação de Sakanatou Chabi Yorouba, estudante de Administração (Benin). Entre os tópicos debatidos, estarão: Reforço dos Sistemas Agroalimentares, Saúde e Sistemas de  Proteção Social para a Aceleração do Desenvolvimento do Capital Humano, Social e  Económico.

“É importante  esse debate para termos cuidados e repensarmos como a África, com seus grandes potenciais,  está entrando na lógica do neoliberalismo, incentivando os agrotóxicos, a monocultura e  vários atos que vão de encontro com a  lógica social e estão afetando a nutrição da população”, ressalta  Israel Hounsou, presidente da Associação dos Estudantes Estrangeiros da UFPA.

A programação vai ocorrer no Centro de Internacionalização da UFPA, localizado no bloco G, Campus Básico.

Comemoração  - Além da palestra e mesa de debate, o evento também contará com a realização da festa “Morabeza”. A comemoração ocorrerá no Valhala Tavern, no Bairro Nazaré, no dia 18 de junho. Os ingressos antecipados possuem o valor de 20 reais e podem ser adquiridos  na sede da AEE, no bloco D do Campus Básico.

Dia Internacional da África - O Dia Internacional da África é celebrado no dia 25 de maio, quando 32 chefes de Estado africanos se reuniram na Etiópia, em 1963, com a missão de libertar o continente africano do colonialismo e do Apartheid. Como  resultado do evento, foi criada a Organização de Unidade Africana para lutar pela eliminação do colonialismo, pela soberania dos estados africanos e pela integração econômica, além da cooperação política e cultural no continente.

Hoje, 59 anos depois, o  continente africano segue sendo celebrado em diversos lugares do mundo nesta data.

Dia Internacional da África - Reforço da Resiliência em Nutrição e Segurança Alimentar no Continente  Africano

Data: 25 de maio de 2022, às 1hh30

Local: Centro da Internacionalização, localizado no Setorial Básico II da Universidade, Bloco G, próximo ao Restaurante Universitário.

Haverá certificação.

Texto: Divulgação Associação dos Estudantes Estrangeiros da UFPA