Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA promove atividades que incentivem crianças e adolescentes a efetuarem o descarte regular de lixo
Início do conteúdo da página

Projeto da UFPA promove atividades que incentivem crianças e adolescentes a efetuarem o descarte regular de lixo

  • Publicado: Terça, 24 de Maio de 2022, 16h36

Trilha Ecológica

"Trilhas Ecológicas no Campus da UFPA em Ananindeua: Educação ambiental e convivência”, assim é denominado o projeto de extensão do campus da UFPA  de Ananindeua, que busca trabalhar questões ambientais com crianças e adolescentes que estejam cursando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. Para isso, uma programação especial será realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. 

O projeto envolve crianças e adolescentes em atividades que abordem a prevenção de doenças causadas pelo acúmulo de lixo e quais alternativas podem ser adotadas para dar um novo destino a essa sujeira. As ações são executadas em duas etapas. A primeira se inicia na sala de aula por meio de bate-papo, realização de quiz, desenvolvimento de artes visuais e painéis e leitura de cordel com os participantes. Já a segunda etapa ocorre com a realização de trilhas com os alunos no campus da UFPA  de Ananindeua. 

“O projeto trabalha a questão da educação ambiental de forma clara, ou seja, 'você é responsável pelo lixo que produz'. Por esse motivo, o público-alvo são crianças e adolescentes, que têm uma capacidade muito grande de absorver conhecimento e pô-los em prática. Logo é preciso ensiná-los que dar uma destinação correta aos resíduos sólidos deve se tornar uma prática constante e não uma exceção”, declara o coordenador do projeto, Paulo Martins.

Ainda segundo o coordenador, as trilhas também promovem, de forma direta e objetiva, uma conexão dos alunos com a natureza. Essa relação é complementada com oferta de orientações sobre o despejo regular do lixo para que seja possível gerar benefícios ao meio ambiente, por meio de ações como a coleta seletiva de resíduos sólidos, a reciclagem, a compostagem, entre outras estratégias de descarte adequado do lixo. 

“Eu vejo muitas pessoas preocupadas com o uso dos descartáveis, mas esse não é de fato o grande problema, e sim o descarte incorreto. O cidadão que não tem consciência ambiental pode jogar um copo descartável ou um sofá em um mesmo local incorreto”, exemplifica Paulo Martins.

Dia Mundial do Meio Ambiente - A ação que vai homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente será no dia 3 de junho, às 8h da manhã, na Usina da Paz, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua. Esta será a primeira etapa das atividades promovidas pelo projeto. Por ser um local fechado, o uso de máscara será essencial na Usina.

A segunda atividade realizada pelo projeto será a Trilha Ecológica, que terá saída no Campus Ananindeua da UFPA, a partir das 10h, também no bairro Icuí. Os participantes desta atividade devem usar trajes como sapato fechado e calça comprida, boné ou chapéu, além de levar uma garrafinha com água potável. Já está confirmada a presença de 120 alunos da Escola Estadual Icuí-Laranjeira, no entanto a atividade será aberta ao público geral.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação do projeto

registrado em:
Fim do conteúdo da página