Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA apresenta espetáculo de jazz organizado por estudantes do Curso Técnico de Canto Popular

• Publicado: Quarta, 25 de Maio de 2022, 16h01

Show ELLA

A Escola de Música da UFPA retoma as apresentações de shows em seu auditório trazendo ao palco um repertório clássico do jazz, eternizado na voz da Primeira-Dama do Jazz: Ella Fitzgerald, um ícone da música popular norte-americana. Organizado pela turma de Canto Popular de 2020, o Show Ella contará com a participação do Emufpa Jazz Trio e terá direção dos professores Joelma Bezerra e Leonardo José Coelho de Souza. A apresentação, que ocorrerá no dia 26 de maio, às 19h, é aberta a todos, até o limite de lotação do auditório.

O show é um produto preparado em sala de aula pela turma do Curso Técnico de Canto Popular de 2020, resultado da disciplina Canto Popular III, ministrada pela professora Joelma Bezerra, com o pianista e professor Leonardo José Coelho de Souza. A disciplina envolve o estudo e a aplicabilidade de diferentes técnicas do canto popular para a execução de repertórios nacionais e internacionais a partir da fisiologia da voz, da conscientização corporal, da utilização de microfone, das práticas de jogos lúdicos direcionados ao estudo interpretativo do repertório trabalhado, chegando à performance de palco.

“O Show Ella desafia os alunos a cantarem um repertório clássico do jazz. A ideia do show não é reproduzir exatamente o que se ouve nas gravações realizadas por Ella, mas, a partir da audição de suas interpretações, estudar, discernir técnicas utilizadas e experienciar cada ‘caminho vocal’ proposto, buscando, em ressonâncias, dinâmicas, timbres, ritmos e formas, e, no gesto vocal, a melhor maneira de expressar construções interpretativas de qualidade de obras de compositores como Erroll Garner/Johnny Burke, Jerome Kern/Oscar Hammerstein, Walter Gross/Jack Lawrence, Antonio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes/Norman Gimbel, George Gershwin/Ira Gershwin, Glenn Miller, Irving Berlin, Bart Howard“, explica Joelma Bezerra.

O desafio foi idealizado pela professora que, desde 2015, vem desenvolvendo um trabalho de estudo de metodologias aplicadas ao canto popular com base na montagem de repertório. Foram essas metodologias experienciadas em projetos de extensão desenvolvidos pela professora que resultaram na elaboração do curso Técnico de Canto Popular da EMUFPA, que, agora, tem como resultado a produção dessas apresentações.

Para o professor Leonardo Coelho de Souza, o show traz para os alunos não somente a importância da história da artista estudada, uma das primeiras cantoras negras norte-americanas a cantar o jazz nas principais salas de concertos, que, à sua época, eram frequentadas apenas por cantores brancos e de ópera, mas também os seus feitos como uma das maiores cantoras de jazz

“Pra cá, para os alunos, é importante, porque ela foi a primeira a improvisar com a voz no jazz. Então, isso é importante, porque se escutando Ella cantando com seus arranjos a gente vê o chamado “scat vocal”, o que é isso? É improvisar com vogais no jazz. Ela foi uma das primeiras a fazer isso e tinha uma memória incrível. Decorava, sabia harmonia e fazia novos arranjos com músicas tradicionais e com músicas de jazz já existentes. Talvez ela tenha sido uma das maiores personagens da música do século XX, não só pra música americana, mas também pra música popular mundial”, aponta Leonardo de Souza.

Emufpa Jazz Trio - O Emufpa Jazz Trio vai participar da apresentação das músicas Algo Mais, de autoria de Leonardo Coelho de Souza, e Night and Day, de Cole Porter. O trio é formado pelos professores Leonardo José Araujo Coelho de Souza (Piano), Adelbert Rodrigues de Santana Carneiro (Contrabaixo Acústico) e Walter da Silva Almeida (Bateria).

Show Ella

Data: 26 de maio de 2022.

Local: Auditório da EMUFPA na Av. Conselheiro Furtado, 2007 - Nazaré, Belém

Entrada Gratuita