Página inicial > Ultimas Notícias > Rolê Cultural realiza ações de plantio e conscientização sobre o meio ambiente

Rolê Cultural realiza ações de plantio e conscientização sobre o meio ambiente

• Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 15h30

Rolê Ambiental

A Universidade Federal do Pará (UFPA) apresenta campi cercados por rios e regiões de mata, os quais estão envolvidos pela biodiversidade complexa da Amazônia Legal. Tal contexto demonstra a importância de se pautar o meio ambiente, desenvolvendo projetos e ações que pautem a sua preservação. Essa é a proposta da Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Grupo de Pesquisa de Estudos em Educação Ambiental na Amazônia (Geamaz).

A ação é relacionada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, e tem o objetivo de envolver toda a comunidade acadêmica e moradores da cidade em uma ação de percepção ambiental sobre como a UFPA vem sendo ocupada e de que forma podemos contribuir com a sustentabilidade da área.

O evento realiza uma série de atividades ao longo da semana, como o 1° Rolê Ambiental UFPA, painéis de conferência e minicursos. A realização acontece em parceria com os Grupos de pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (Gemas), em Resíduos Sólidos e Sustentabilidade (GPRSS) e em Modelagens Hidroambientais (Lhema), bem como com a Prefeitura da Cidade Universitária.

“É necessário tornar a pauta do meio ambiente um tema recorrente, pois é algo facilmente esquecido pelas pessoas. Nós discutimos, debatemos e dialogamos o meio ambiente diariamente com movimento, crescimento dinâmico, renovação tecnológica e pelo estilo de vida que levamos. É importante pensar que nós também somos o meio ambiente e integramos esse ecossistema”, afirma Ludetana Araújo, que faz parte da coordenação do evento.

Programação - O 1° Rolê Ambiental UFPA se trata de uma caminhada ecológica, com cartazes pela UFPA, plantio de arbustos frutíferos, exposições de fotos e atividades dos grupos de pesquisa voltados ao meio ambiente, artesanato com reaproveitamento de resíduos da Coostafe, e apresentação cultural do Uirapuru/Solvi/GTR. O evento será realizado no dia 3 de junho, das 8h às 12h, na UFPA Campus Guamá. A concentração vai ocorrer no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), localizado próximo ao portão 3 da UFPA - Guamá, sendo aberto para o público geral.

No dia 6 de junho, será realizada a conferência magna do evento com a professora Maria Ludetana Araújo sobre o tema “Diálogos por uma só terra na perspectiva da ODS”. A conferência ocorre no Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED), das 14h às 15h. No mesmo dia, também acontece o painel com o tema “Experiências Institucionais de Educação Ambiental na Amazônia” das 15h às 17h.

Já no dia 7 de junho, o evento desenvolve um minicurso sobre a valorização de recursos agroalimentares e perspectivas bioeconômicas. A ação acontece no Auditório A no ICED, localizado no segundo andar do prédio. Das 18h às 20h do mesmo dia, acontece o painel on-line “Diálogos entre educadores para o fortalecimento e sustentabilidade da educação ambiental na Amazônia”, que será transmitido pelo canal do YouTube Diálogos Online.

A Semana do Meio Ambiente finaliza no dia 9 de junho com a segunda parte do minicurso, transmitido de modo on-line pelo canal do YouTube Diálogos Online.

Os eventos são livres para o público geral. Estudantes podem realizar sua inscrição pelo formulário para obter o certificado de 10 horas complementares.

Dia Mundial do Meio Ambiente - O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece no dia 5 de junho. A data foi atribuída em 1972, durante a Conferência de Estocolmo da Organização das Nações Unidas (ONU), na Suécia, e busca chamar a atenção e organizar ações políticas mundiais para a conscientização, preservação e valorização do meio ambiente.

Atualmente, o planeta Terra passa por uma série de fenômenos naturais como o aumento da temperatura global, o derretimento das geleiras, eventos atmosféricos-oceânicos como o El Niña e o El Niño: são acontecimentos que demonstram os impactos humanos na biodiversidade e a urgência por medidas mais ativas.

“O meio ambiente é um bem de uso comum, já registrado na Constituição Federal, e precisamos nos adequar para diminuir nossa pegada ecológica, pensando na destinação e segregação dos nossos resíduos, além do cuidado com o que consumimos”, reitera a pesquisadora.

1° Rolê Ambiental UFPA

Data: 3 de junho

Hora: das 8h às 12h

Local: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, localizado próximo ao Portão 2.

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA