Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Parceria entre a UFPA e a PADF realizará I Colóquio Internacional sobre Trabalho Análogo ao de Escravo na Pecuária no Estado do Pará, Brasil
Início do conteúdo da página

Parceria entre a UFPA e a PADF realizará I Colóquio Internacional sobre Trabalho Análogo ao de Escravo na Pecuária no Estado do Pará, Brasil

  • Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 15h49

Evento ICJ

No dia 2 de junho, ocorre o I Colóquio Internacional sobre Trabalho Análogo ao de Escravo na Pecuária no Estado do Pará, Brasil. O evento será realizado pela Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), em parceria com a UFPA. O grande objetivo da iniciativa é promover a troca de conhecimento relativa à temática do trabalho análogo à escravidão no estado. O colóquio ocorrerá no auditório do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), das 8h às 17h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da PADF. As vagas são limitadas. 

O evento é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado dos Estados Unidos e com a ONG NORC, da Universidade de Chicago, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Direito e o Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA (PPGD/ICJ). Segundo a professora Valena Jacob, uma das responsáveis pela organização do colóquio, as discussões trabalhadas a partir do evento podem criar ferramentas consistentes para, pelo menos no setor trabalhista da pecuária, reduzir qualquer realidade escravista que ainda possa resistir. 

“O tema pode parecer até ultrapassado para alguns, entretanto nunca deixou de estar presente nas mais diversas realidades, quer urbanas, quer rurais. Basta olhar com cuidado e atenção que serão encontradas trabalhadoras e trabalhadores em condições de absoluta precarização. Se esse tema está ultrapassado não é pela ausência de trabalhadores em tais condições, mas pela falta de fiscalização do Estado em punir práticas dos atuais senhores de escravos. Portanto, num país colonizado como o Brasil, fruto de uma história racista e escravista, nunca é demais investigar essa temática”, afirma a professora.

De acordo com um levantamento produzido pelo Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, de 1995 a 2020 mais de 13 mil pessoas em situação análoga à escravidão foram resgatadas no estado do Pará. Esse cenário reafirma a importância da manutenção de debates sobre as estruturas trabalhistas a que as pessoas são submetidas, principalmente nas zonas rurais, tanto no contexto local quanto no nacional. 

I Colóquio Internacional - O evento é aberto para todos aqueles que se interessarem pela temática, principalmente pessoas vinculadas à academia, gestores públicos e técnicos de serviços da rede de proteção, organizações não governamentais e associações que trabalham com o tema. O colóquio oferecerá uma carga horária de 8h para os participantes. 

“Esperamos que seja um primeiro, e importantíssimo passo, para a consolidação de parcerias estratégicas que envolvam um compartilhamento aprofundado de conhecimentos sobre o trabalho análogo ao de escravo, a fim de lançar um olhar atento e independente sobre a cadeia produtiva da pecuária no estado do Pará”, finaliza Valena Jacob.

Serviço:

Data: 2 de junho de 2022

Horário: Das 8h às 17h30

Local: Auditório do PPGD.

Inscrições: Acesse aqui

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página