Página inicial > Ultimas Notícias > Pré-inscrições abertas para cursos do Parfor a serem ofertados pela UFPA em 2022

• Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 16h11

Inscrições Parfor

Iniciam, nesta quarta-feira, 1o de junho, as pré-inscrições para cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Universidade Federal do Pará teve a pré-aprovação de 17 turmas com 680 vagas para oferta em 2022, distribuídas em sete cursos, com sede em 13 municípios paraenses. Os cursos são direcionados a professores no exercício da docência na rede pública de educação básica, atuando na área do curso de interesse.

As pré-inscrições vão até as 18h do dia 8 de julho, por meio da Plataforma Capes de Educação Básica. O professor interessado também deve cadastrar/atualizar seu currículo na plataforma, até as 18h do dia 15 de junho.

A UFPA pré-aprovou a oferta, ao todo, de 17 turmas, com 40 vagas cada, nos cursos a seguir: Letras Libras, em Pacajá e Jacundá; Matemática, em Maracanã e Gurupá; Pedagogia, em Porto de Moz, Viseu, Gurupá e Marapanim; Educação Física, em Santarém e Santa Maria do Pará; Artes Visuais, em Baião, Santarém, Castanhal e Breves; Letras Espanhol, em Castanhal; e Letras Português, em Maracanã e Viseu.

Depois desta fase de pré-inscrição, feita pelo próprio candidato ao curso, haverá a fase de homologação das inscrições, de 11 de julho a 12 de agosto, que será realizada pelas Secretarias de Educação dos municípios, confirmando a atuação dos professores candidatos aos cursos.

Para o professor Márcio Nascimento, coordenador institucional do Parfor na UFPA, é muito importante que os professores em exercício na educação básica fiquem atentos aos prazos: “Os cursos propostos pela UFPA nesta edição do Parfor novamente consideraram o perfil da educação básica nos municípios paraenses, de modo a atenderem demandas reais por formação de professores. Neste momento, para que as turmas sejam aprovadas para oferta, é fundamental que os professores confirmem essa demanda por meio da pré-inscrição. É muito bom dizer que ‘o Novo Parfor 2022 está on’”.

Próximas etapas - No dia 17 de agosto, está prevista a divulgação do resultado preliminar das turmas de 2022 e, em 1o de setembro, o resultado final dos cursos aprovados. A seleção e a matrícula dos professores pela Universidade devem ocorrer no período de 2 a 30 de setembro. A previsão é que as atividades dos cursos iniciem em outubro de 2022, com aulas inaugurais e orientação acadêmica, e finalizem em dezembro de 2026. As turmas do Parfor ocorrem nos períodos de recesso e de férias dos professores da educação básica (períodos letivos 1 e 3 da UFPA).

Em todo o Brasil, o Parfor 2022 deve ofertar 6 mil vagas este ano e mais 6 mil, em 2023, sendo 3.200 na Região Norte nestes dois anos. Desde sua criação em 2009, o Parfor já formou cerca de 60 mil professores de 3.300 municípios. Mais de 100 Instituições de Ensino Superior participam do programa e já ofertaram mais de 3 mil turmas. Para mais detalhes do processo em 2022, acesse o Edital 008/2022. Outras informações, na página do Parfor.

Serviço

Pré-inscrições para cursos do Parfor 2022: de 1o de junho até as 18h do dia 8 de julho, por meio da Plataforma Capes de Educação Básica.

Cadastro/atualização do currículo: até as 18h do dia 15 de junho, na Plataforma Capes de Educação Básica.

Homologação das pré-inscrições pelas Secretarias Municipais de Educação: de 11 de julho às 18h do dia 12 de agosto.

Resultado preliminar das turmas aprovadas: 17 de agosto.

Seleção e matrícula dos professores pela UFPA: de 2 a 30 de setembro.

Previsão de início dos cursos: outubro de 2022.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA