Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum Landi reabre com lançamento de produtos que retratam a história de Belém e homenageia Flávio Nassar
Início do conteúdo da página

Fórum Landi reabre com lançamento de produtos que retratam a história de Belém e homenageia Flávio Nassar

  • Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 13h38

Fórum Landi

No dia 5 de junho, o Fórum Landi vai apresentar os resultados do Projeto “Remapeando Belém”, em plataformas físicas e digitais, para os apaixonados pela história e arquitetura da capital paraense e em homenagem ao professor Flávio Nassar. Serão abertas ao público a maquete do Centro Histórico de Belém, o vídeo “Maery” e o aplicativo de realidade aumentada sobre a evolução urbana do centro histórico da capital paraense, além da exposição de cópias de plantas originais do arquiteto italiano Antônio Landi. A programação integra a 40ª edição do Projeto Circular Campina Cidade Velha.

O Fórum Landi é um projeto dedicado à revitalização do Centro Histórico de Belém, com foco na pesquisa da obra arquitetônica de Antonio Landi, no bairro Cidade Velha. Ele é formado por pesquisadores, professores e alunos interessados na história da Amazônia no século XVIII, em seus múltiplos aspectos, relações geográficas, continuidades e rupturas com períodos antecedentes e posteriores. A reabertura do espaço, após a redução dos casos da pandemia da covid-19, e os lançamentos homenageiam Flávio Sidrim Nassar, fundador e coordenador do Fórum Landi e responsável pelo planejamento e início do projeto. 

“Era o que o Flávio queria. O Fórum Landi foi pensado como um espaço agregador e de difusão, para trazer pessoas e abrigar atividades. Ele batalhou para viabilizar e conseguir recursos para tornar o sonho dessas exposições uma realidade”, explica a atual coordenadora do Fórum Landi e diretora da Faculdade de Arquitetura (FAU/UFPA), professora Roberta Rodrigues. 

Novidades - Os visitantes serão recebidos no Fórum Landi por grandes mapas históricos originais de desenhos antigos da área central de Belém. Com o aplicativo Mapeando Belém, os usuários devem apontar a câmera para pontos sinalizados nos mapas e ver, em realidade aumentada, momentos diferentes da urbanização da cidade, de forma educativa e moderna. O programa é uma viagem no tempo que inicia nas mãos das pessoas e está disponível nas plataformas iOS e Android.

Já a maquete do Centro Histórico de Belém tem 35 metros quadrados e retrata os bairros Campina e Cidade Velha. A obra mostra as principais construções e os pontos turísticos da área, como o Mercado de Ferro, o Forte do Presépio, a Praça do Relógio, a Igreja da Sé e a Casa das Onze Janelas. O projeto teve início antes das comemorações dos 400 anos da capital paraense e foi construído com a participação de dezenas de alunos da FAU/UFPA e de instituições privadas de ensino de Arquitetura e Urbanismo em Belém. 

“A representação mistura a estrutura atual dos bairros, com o resgate de elementos icônicos que não existem mais, como o Grande Hotel. O projeto possibilita que o visitante tenha a dimensão da área e das suas histórias”, destaca Roberta Rodrigues. 

Durante a reabertura, haverá também o lançamento do vídeo “Maery”, que narra, em primeira pessoa, a história de Belém desde antes da chegada dos portugueses à capital paraense, ocorrida em 1616, na visão da própria cidade. Uma animação explora cores, imagens, artesanato e arquitetura, além de ser um complemento às informações da maquete e da realidade aumentada do aplicativo. E, para complementar, haverá a exposição do material iconográfico de cópias dos desenhos originais de Antônio José Landi. O arquiteto italiano ficou conhecido por ter projetado prédios importantes em Belém, como o Palácio Lauro Sodré e a Igreja de Santana. 

Homenagem - A solenidade em homenagem a Flávio Nassar ocorre às 11h, dentro da Programação da 40ª edição do Projeto Circular. O arquiteto faleceu em 23 de março deste ano. Na sua trajetória profissional, fundou e coordenou o Fórum Landi, valorizando o Centro Histórico da capital paraense, guiado pela visão cuidadosa do arquiteto talentoso e apaixonado por Belém. Além de professor da FAU/UFPA, foi pró-reitor de Relações Internacionais da Instituição e também servidor do governo estadual, na Secretaria de Estado de Cultura, na Companhia de Habitação do Pará e no Instituto do Desenvolvimento Econômico Social do Pará, assim como foi consultor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Circular - O Projeto Circular é uma rede de parceiros atuantes nas áreas de arte e cultura dentro do Centro Histórico de Belém e em seu entorno imediato. Foi criado em 2013, por iniciativa de um pequeno grupo de agentes culturais independentes, com o objetivo de resgatar as relações de vizinhança desse centro histórico impactado por problemas de violência e ausência das políticas públicas. Atualmente, são mais de 40 espaços, projetos e ações socioculturais em atuação nesse território.

Serviço:

Reabertura do Fórum Landi e homenagem a Flávio Nassar

Data: 5 de junho, domingo

Horário: das 9h às 13h

Horário da homenagem ao Flávio: 11h

Local: Praça do Carmo, 60 - Cidade Velha

Entrada gratuita

Texto e foto: Divulgação Fórum Landi

registrado em:
Fim do conteúdo da página