Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Dirigentes dos Campi da UFPA se reúnem em Fórum em Salinópolis
Início do conteúdo da página

Dirigentes dos Campi da UFPA se reúnem em Fórum em Salinópolis

  • Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 12h52

Forum Coordenadores Campi Portal

De 2 a 4 de junho, ocorre a 35a edição do Fórum de Coordenadores e Coordenadoras dos Campi da Universidade Federal do Pará (UFPA), no auditório da Casa de Cultura Fonte do Caranã, em Salinópolis. Dirigentes e servidores dos campi e da Administração Superior da UFPA reúnem-se para discutir as ações e políticas multicampi da Instituição.

Na mesa de abertura do encontro, estiveram presentes o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, a coordenadora do Fórum de Coordenadores e Coordenadoras dos Campi da UFPA, Rosa Helena Oliveira, e o coordenador do Campus Universitário de Salinópolis, Lindomar Miranda Ribeiro.

02.06.2022 Forum de Coordenadores de Campi Salinas Foto Alexandre de Moraes 92O professor Lindomar Ribeiro e a professora Rosa Helena celebraram a realização do fórum de forma presencial, após dois anos de pandemia, e deram as boas-vindas aos dirigentes e aos servidores participantes. O vice-reitor Gilmar Silva exaltou o caráter de coletividade que o fórum constrói há décadas: “Este fórum é símbolo de uma gestão coletiva. Sempre saímos mais fortalecidos e nos sentimos como uma universidade só. Me orgulho muito de fazer parte quase desde o início do fórum”.

O reitor Emmanuel Tourinho agradeceu e parabenizou a contribuição e o apoio de todos os campi na gestão da Universidade durante a pandemia. “Hoje podemos dizer que tomamos as decisões certas, nos momentos certos, e fizemos tudo o que era possível para manter e fortalecer a Universidade nos últimos anos. Em todo esse período, sempre tivemos a parceria dos dirigentes e servidores dos campi. Coletivamente, conseguimos atravessar esse que foi um dos períodos mais difíceis e desafiadores da nossa história”.

02.06.2022 Forum de Coordenadores de Campi Salinas Foto Alexandre de Moraes 189A professora Rosa Helena ainda fez uma homenagem ao professor Doriedson Rodrigues, ex-coordenador do Campus Universitário do Tocantins - Cametá e ex-coordenador do fórum. O professor, emocionado, agradeceu e destacou: “Este espaço do fórum evidencia como somos uma unidade na diversidade. Esse espaço é produto da vivência e dos territórios dos campi”.

Desafios da Universidade - Na sequência da abertura, o reitor Emmanuel Tourinho conversou com os participantes sobre alguns desafios da Universidade atualmente. Iniciou falando sobre os cortes sucessivos nos orçamentos das universidades federais, assim como o recente bloqueio de 28 milhões no orçamento discricionário da UFPA, além do bloqueio de 2,9 bilhões no orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

02.06.2022 Forum de Coordenadores de Campi Salinas Foto Alexandre de Moraes 200“O novo bloqueio inviabiliza o funcionamento da Universidade. Mas não aceitamos parar. A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) está se mobilizando, já reuniu com o MEC, mas ainda não temos uma resposta concreta. Temos a expectativa de negociar também com o Congresso Nacional para encontrar uma solução legislativa para recuperar esses valores. O bloqueio, neste ano, tem relação com o teto de gastos, não com dificuldades de arrecadação, diferente dos anos anteriores, e a solução para recuperar o orçamento tende a ser mais complexa”, explicou o reitor.

Apesar das dificuldades orçamentárias, o reitor garantiu que continuará priorizando a assistência estudantil e os Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão e pediu que os dirigentes dos campi informem os estudantes sobre os esforços para manter os atuais investimentos em assistência estudantil.

Emmanuel Tourinho também pediu especial atenção da comunidade dos campi à possibilidade de evasão, que cresceu em todo o sistema de ensino superior e também na UFPA, no período pandêmico. Explicou, ainda, os desafios para a oferta e ocupação de novas vagas nos processos seletivos da Instituição, pedindo o engajamento de todos para que a Universidade acolha, da melhor forma possível, os estudantes e dê o suporte necessário para que possam permanecer, cursar com qualidade e concluir os cursos.

No diálogo com o reitor, os dirigentes agradeceram os esforços e apoios da Administração Superior e discutiram desafios em várias áreas, como a complexidade dos processos seletivos, a melhoria do processo de habilitação dos estudantes, os indicadores de qualidade do ensino, entre outros temas.

02.06.2022 Forum de Coordenadores de Campi Salinas Foto Alexandre de Moraes 42Discussão - No primeiro dia do fórum ainda foram discutidas as políticas de ensino de graduação e pós-graduação e de assistência estudantil. A pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira, e a diretora de Apoio a Docentes e Discentes (DADD/Proeg), Joelma Morbach, abordaram os desafios da transição do ensino remoto ao presencial e apresentaram as ações do plano anual de acompanhamento da graduação em curso e os indicadores de qualidade do ensino que estão sendo monitorados para basear as ações nessa área.

Apesar da queda nas taxas de alguns indicadores, as professoras destacaram que o decréscimo ainda foi inferior ao de outras instituições de igual porte e agradeceram os esforços de todas as unidades que contribuíram para que esses resultados não fossem mais afetados pelo contexto da pandemia. Taxa de sucesso, evasão, retenção, oferta anual de componentes e turmas, matrículas, aproveitamento discente e tempo de conclusão foram alguns dos indicadores discutidos.

O professor Luís Maués, vice-coordenador do Campus Universitário de Altamira, apresentou algumas demandas e sugestões dos campi para melhoria da gestão acadêmica descentralizada pelos campi. E a diretora do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC), Julieta Jatahy, explicou as possibilidades e os entraves para a adoção de algumas estratégias, assim como as mudanças solicitadas que já estão em andamento.

02.06.2022 Forum de Coordenadores de Campi Salinas Foto Alexandre de Moraes 60O superintendente de Assistência Estudantil da UFPA (Saest), Ronaldo Araujo, apresentou as ações e os programas de assistência estudantil, a partir do trabalho da Saest e das Diretorias de Assistência Estudantil (Daest) que integram hoje a estrutura organizacional dos campi. Falou do novo Cadastro Geral de Assistência Estudantil (Cadgest) que visa facilitar o acesso dos alunos aos programas de assistência. Discutiu também o desafio da alimentação estudantil nas universidades diante das restrições orçamentárias e do aumento da vulnerabilidade social dos discentes.

Por fim, sensibilizou os participantes a engajarem-se no cuidado à saúde mental na Universidade. Para além da oferta dos serviços de apoio e atendimento psicológico, refletiu: “A UFPA é conhecida por ser um território de liberdade, mas é necessário também ser um território acolhedor, promover a integração/pertencimento dos estudantes, promover uma cultura de acolhimento, uma alegria cultural, pois a vulnerabilidade dos nossos estudantes não é apenas econômica”.

02.06.2022 Forum de Coordenadores de Campi Salinas Foto Alexandre de Moraes 209Ainda no primeiro dia, a professora Iracilda Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, falou sobre a interiorização da pós-graduação e os programas de apoio à pesquisa na UFPA. Também fez um panorama de políticas específicas voltadas à criação de novos cursos e à formação de mestres e doutores nos campi, como o Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT).

A pró-reitora também apresentou a proposta de um novo programa, inicialmente chamado Programa para Expansão da Pós-Graduação (PEX-PG), que visa estimular a oferta de turmas para atender à demanda social dos municípios, estreitando a parceria dos PPGs de Belém com os campi da UFPA, fortalecendo a cultura da pós-graduação.

Nos próximos dias, serão discutidas políticas de internacionalização, planejamento, orçamento, infraestrutura, extensão, integração regional e movimentação de pessoal.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página