Página inicial > Ultimas Notícias > Fórum dos Coordenadores e Coordenadoras dos Campi da UFPA discute política multicampi

• Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 17h18

Fórum Coordenadores Salinas

Dirigentes e servidores dos 12 campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) discutiram a política multicampi da instituição na 35a edição do Fórum dos Coordenadores e Coordenadoras dos Campi da UFPA, que ocorreu de 2 a 4 de junho, na Casa de Cultura Fonte do Caranã, em Salinópolis.

Foram três dias intensos de apresentações e debates sobre os mais variados assuntos que envolvem a gestão administrativa e acadêmica da Universidade em uma perspectiva multicampi. Na área de ensino de graduação, foram abordados os desafios da transição do ensino remoto ao presencial, as ações do plano anual de acompanhamento da graduação e os indicadores de qualidade do ensino que estão sendo monitorados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para basear as ações nessa área.

Fórum Coordenadores Salinas 1No que se refere à pós-graduação, esteve em pauta a política de interiorização da pós-graduação, os programas de apoio à pesquisa na UFPA, assim como a proposta de um novo programa, inicialmente chamado Programa para Expansão da Pós-Graduação (PEX-PG), que visa estimular a oferta de turmas para atender à demanda social dos municípios, estreitando a parceria dos PPGs de Belém com os campi da UFPA, fortalecendo a cultura da pós-graduação.

Na área de internacionalização, foi feito um balanço da participação dos campi em programas da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) nos últimos anos e o processo de diagnóstico e elaboração do Plano Estratégico de Internacionalização da UFPA, bem avaliado por consultoria internacional. Sobre a Assistência Estudantil da UFPA, foram apresentados os programas e as ações nessa área, o novo Cadastro Geral de Assistência Estudantil (Cadgest) e o desafio da alimentação estudantil.

Fórum Coordenadores Salinas 2Quanto à inclusão social, ainda foi esclarecido o processo de heteroidentificação, que passou a fazer parte da habilitação dos estudantes ingressantes por cotas raciais nos processos seletivos da Universidade. Também foi falado sobre a política de enfrentamento à discriminação, a assédios e a outras formas de violência. Na extensão, a pauta foi a curricularização da extensão e a importância da ação de integração social e regional que está na base da ação extensionista da Universidade.

Gestão administrativa - As equipes da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e da Pró-Reitoria de Administração (Proad) apresentaram os indicadores de qualidade que são considerados para o cálculo da matriz orçamentária e tiraram dúvidas sobre a execução do orçamento das unidades em 2022. Na área de tecnologia da informação e comunicação, foram repassadas orientações sobre o sistema de linhas telefônicas da Universidade. E a Prefeitura Multicampi abordou as obras e os contratos de manutenção das instalações dos campi.

Fórum Coordenadores Salinas 3Na área de desenvolvimento e gestão de pessoal, foram repassadas orientações sobre os procedimentos para a movimentação de pessoal e as ações de qualificação e capacitação em andamento e previstas até o final de 2022. O Centro de Processos Seletivos (CEPS) ainda fez uma apresentação sobre o planejamento da unidade em termos de formação, organização de processos, divulgação, entre outras áreas.

Ainda foi feita uma homenagem à servidora Lídia Maria da Cruz Lima, servidora da UFPA há mais de quarenta anos que está se aposentando, responsável pela organização dos fóruns dos campi e pelo suporte, no dia a dia, às coordenações dos campi em processos na Vice-Reitoria. Também receberam agradecimentos a servidora Ivanilde Braz de Almeida, da Secretaria da Vice-Reitoria da UFPA; a servidora Maria Lélia Carvalho dos Santos, do Campus Universitário de Bragança; e o estudante Lucas Rodrigo Freitas, do Campus Universitário de Salinópolis, que trabalharam na organização e na logística do fórum.

Fórum Coordenadores Salinas 4Desafios - O reitor Emmanuel Tourinho, ao fazer um balanço das discussões do Fórum, refletiu sobre as palavras “desafio” e “complexidade”,  recorrentes nos discursos: “Por que falamos tanto de desafios? Porque nossas universidades têm muito por fazer, são instituições novas, ainda carentes das estuturas necessárias para o funcionamento pleno. E não temos as condições ideiais para fazer o que é necessário. Por isso, nos referimos às tarefas por sem cumpridas como desafios. Além disso, nos movimentamos em um terreno em que o que há a ser feito envolve muitas variáveis, de muitas naturezas, com um impacto muito grande nas vidas das pessoas. Esse fórum tem a consciência de tudo que há por fazer, de que as condições ideais não existem e de que as soluções não estão dadas, precisam ser construídas. Os avanços alcançados são frutos dos esforços coletivos de gerações anteriores à nossa, passam por nós e seguirão pelas próximas gerações”.

Fórum Coordenadores Salinas 5O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva reforçou o papel democrático e coletivo do fórum como exemplo de gestão na Universidade e agradeceu o engajamento dos participantes ao longo dos três dias de encontro. No encerramento, a coordenadora do Fórum de Coordenadores e Coordenadoras dos Campi da UFPA, Rosa Helena Oliveira, o secretário do fórum, Wassim Raja El Bana, o coordenador do Campus Universitário de Salinópolis, Lindomar Ribeiro, e a vice-coordenadora do Campus Universitário de Salinópolis, Samara Mescouto, também fizeram agradecimentos e balanços do evento.

Vários coordenadores, vice-coordenadores e coordenadores de Planejamento, Gestão e Avaliação dos campi ainda se manifestaram fazendo sugestões para temas e dinâmicas para o próximo fórum, que será no Campus Universitário de Abaetetuba, em novembro deste ano.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA