Página inicial > Ultimas Notícias > Regulamentação da Psicologia no Brasil completa 60 anos e docentes e egressos da UFPA são homenageados em sessão solene da Assembleia Legislativa do Pará

• Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 15h50

09.06.2022 Homenagem Psicologia Alepa 1 Portal

Membros da comunidade da Universidade Federal do Pará foram homenageados em Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Pará em Homenagem aos 60 anos de Regulamentação da Psicologia no Brasil, que ocorreu na última quinta-feira, 9 de junho, na sede da Alepa, em Belém.

09.06.2022 Homenagem Psicologia Alepa 2Receberam o Certificado de Comemoração da data psicólogos que se destacam em sua atuação, entre os quais professores e egressos da comunidade da UFPA: o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, psicólogo e pesquisador em Psicologia Experimental; a professora Ana Cleide Guedes, coordenadora do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UFPA e uma das coordenadoras da Clínica Psicológica Virtual da UFPA, que funcionou no período mais crítico da pandemia; o professor Luiz Carlos Dias (in memorian), que se destacou pela atuação junto aos movimentos sociais; Samilly Soares, formada pela UFPA e atuante junto a comunidades quilombolas; Miriam Almeida, indígena da etnia Tembé, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA; Luiz Romano Neto, formado pela UFPA e ex-professor da instituição; e Jureuda Guerra, mestra em Psicologia pela UFPA.

09.06.2022 Homenagem Psicologia Alepa 3Também foram congratulados institucionalmente o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Comissão de Direitos Humanos do CFP e o Conselho Regional de Psicologia – 10a Região (Pará e Amapá).

Celebração - A Psicologia, como área de formação e atuação profissional foi regulamentada pela Lei n. 4.119/1962. A sessão de homenagem à área foi proposta pelo deputado estadual Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor do Poder Legislativo do Pará, e aprovada por unanimidade em plenária da Casa. Além do proponente, como convidados da mesa solene estiveram presentes Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da UFPA; o prefeito em exercício de Belém, Edilson Moura; Antonino Alves, presidente do CRP – 10a Região; Losiley Pinheiro, representando o Conselho Federal de Psicologia; Manoel de Cristo Neto, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Pará; e Kelly Silveira, representando a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

09.06.2022 Homenagem Psicologia Alepa 4Em seus discursos, os membros da mesa ressaltaram a importância da Psicologia para a saúde mental e bem-estar social; exaltaram o esforço dos psicólogos e das psicólogas durante a pandemia para manutenção e ampliação do atendimento à população, mesmo com as restrições sanitárias e o adoecimento de muitos profissionais; e a contribuição da Psicologia na luta pela garantia dos direitos humanos e contra o racismo, a LGBTQIA+fobia, o machismo, a misoginia e o capacitismo.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho lembrou como as primeiras articulações para a criação do CRP 10a Região começaram em reuniões na universidade. Destacou a luta da Psicologia contra a ditadura e hoje em defesa da democracia, assim como a contribuição da área para a construção e ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS).

09.06.2022 Homenagem Psicologia Alepa 5Outros professores da UFPA que prestigiaram a sessão também foram convidados a discursar, como João Bosco Rocha, já aposentado, que foi professor da primeira turma de Psicologia da UFPA. Ele recordou como a existência de psicólogos era escassa quando o curso começou na década de 1970. Hoje, segundo dados do CFP, existem mais de 6 mil psicólogos no Pará e mais de 425 mil no Brasil.

A professora Flávia Lemos, coordenadora de Relações Interinstitucionais da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, falou sobre o posicionamento ético e político da Psicologia ao longo da história brasileira, a importância das universidades públicas para a formação de psicólogos e psicólogas no país e a pluralidade com que a área vem se desenvolvendo em prol do combate a qualquer forma de discriminação.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA.