Página inicial > Ultimas Notícias > Curso “Inglês como Meio de Instrução” inicia atividades

Curso “Inglês como Meio de Instrução” inicia atividades

• Publicado: Terça, 21 de Junho de 2022, 14h42

Curso EMI Portal 1

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA deu início ao curso “Inglês como Meio de Instrução”, ofertado para docentes por meio de parceria com o Programa de Formação Continuada da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), nesta terça-feira, 21 de junho. A atividade será realizada até 23 de junho, presencialmente, no Centro de Internacionalização da UFPA, localizado no Bloco G do Setor Básico da Instituição. Ao todo, 24 docentes se inscreveram no curso com carga horária de 20h.

Os cursistas foram recebidos pelo pró-reitor de Relações Internacionais Edmar Costa, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira, e a ministrante do curso, professora Simone Sarmento, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também estiveram presentes a diretora de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos, Maria Amélia Enriquez, e a diretora de Mobilidade Acadêmica Internacional, Maria Cristina Esposito, ambas da Prointer.

Curso EMI Portal 2O pró-reitor deu as boas-vindas aos alunos e à ministrante convidada, e contextualizou a oferta do curso, a qual se de dá como projeto piloto em direção do objetivo estratégico de internacionalizar também o currículo pedagógico dos cursos de graduação da UFPA. “No âmbito de nosso recém formulado Plano Estratégico de Internacionalização, queremos fomentar a internacionalização plena, no sentido de que também possamos ofertar componentes curriculares em outros idiomas e estender essa formação aos nossos discentes de graduação, facilitando também a eles a proficiência em línguas estrangeiras e a participação em programas de mobilidade internacional”, explicou Edmar Costa.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Marília Ferreira, também comentou a iniciativa: “Esperamos, assim, poder galgar cada vez mais espaços em rankings internacionais, e suprir a lacuna da internacionalização na graduação da Universidade, sendo o aspecto linguístico fundamental para atingirmos cada vez melhores resultados”, observou.

O curso é uma experiência inovadora, e, para a ministrante Simone Sarmento, é uma evolução natural no contexto global em que vivemos, uma vez que a língua inglesa está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, inclusive no ensino básico de crianças, as quais, em muitos colégios particulares, por exemplo, já têm acesso ao aprendizado bilíngue, e que, na Universidade, não deveria ser diferente. “É necessário incluir mais pessoas no domínio da língua inglesa”, comentou no início do curso.

Os docentes que, dessa vez, estão em sala de aula como estudantes, manifestaram bastante entusiasmo, como a professora Fernanda Gouveia, que chegou diretamente de Tucuruí para assistir ao curso. Ela, que é docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental, no campus da UFPA em Tucuruí, considera essencial a participação na formação com a expectativa de diversificar o conteúdo ofertado na pós-graduação, por exemplo, além de aumentar o nível de formação dos pós-graduandos e facilitar parcerias e intercâmbio de profissionais e pesquisadores junto a multinacionais que atuem na região ou no exterior.

Texto e fotos: Jéssica Souza – Ascom UFPA