Página inicial > Ultimas Notícias > IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira aceita inscrições até o dia 24 de junho

• Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 10h05

Portal 2022 5

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), convida alunos do ensino fundamental e médio, de instituições públicas ou privadas, para participar da IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF), realizada de maneira presencial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A primeira fase da olimpíada, que será on-line, acontece entre os dias 22 e 26 de agosto, as demais serão presenciais e o evento tem como objetivo estimular e promover o estudo da educação financeira nas instituições de ensino de cada estado da federação brasileira.

Os alunos inscritos serão distribuídos entre cinco níveis durante a competição, de acordo com a série escolar, sendo submetidos a quatro fases com questões de múltipla escolha sobre os temas de: produção e consumo; orçamento pessoal e familiar; planejamento financeiro; custos, despesas, receitas, preços e lucros; conceitos de educação financeira e alfabetização financeira; investimento; gastos domésticos e pessoais; cartão de crédito, uso do crédito; fluxo do caixa, valor do dinheiro no tempo; moedas; juros, capital, montante, desconto e amortização; cooperativismo de crédito e educação fiscal.

“Para os alunos do ensino fundamental e médio, participar da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira é uma oportunidade de aprender sobre educação financeira e entender como se administra os recursos necessários à satisfação das necessidades materiais do ser humano, que são fundamentais para se viver dignamente. Portanto, a importância de participar deste evento está no despertar o interesse dos jovens pelo aprendizado da educação financeira. A participação do aluno na OBEF estimula um aprendizado que pode se tornar um diferencial na formação do aluno, contando positivamente no currículo dos estudantes em processos seletivos e concursos públicos” afirma o professor Evaldo Silva, coordenador regional da OBEF na UFPA.

Inscrições - As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 24 de junho. Podem participar alunos do 2° ano do Ensino Fundamental I, até o 3° ano do Ensino Médio. Os interessados devem solicitar a inscrição para a sua instituição de ensino, sendo esta a responsável por enviar o formulário, disponível no site do Projeto Educação Financeira para Toda a Vida. A instituição deve confirmar a inscrição no prazo de 48h, enviando um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

“O legado proporcionado pela participação do aluno na OBEF é um conhecimento sobre finanças pessoais que o preparará para uma vida adulta organizada no que tange à administração de seus recursos financeiros, o que pode lhe proporcionar uma condição de vida mais estruturada financeiramente”, reitera o coordenador, professor Evaldo Silva.

IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

Aberto para alunos do Fundamental I ao Ensino Médio

Inscrições realizadas pela instituição de ensino

Via formulário, disponível aqui