Página inicial > Ultimas Notícias > Diretoria do Instituto de Geociências é reconduzida para novo período de gestão

Diretoria do Instituto de Geociências é reconduzida para novo período de gestão

• Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 13h42

Portal 2022 6Em cerimônia realizada na última segunda-feira, 13 de junho, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho, deu posse à diretoria reeleita do Instituto de Geociências (IG). O reitor reconduziu aos cargos de diretor-geral e diretor-adjunto, respectivamente, os professores Arnaldo de Queiroz da Silva e Cristiano Mendel Martins. Na ocasião, também se fizeram presentes o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, representantes da Administração Superior, das Unidades Acadêmicas, docentes e técnicos da UFPA.

Após as assinaturas dos termos de posse, os professores reconduzidos avaliaram o trabalho desempenhado nos últimos quatro anos e falaram das expectativas e compromissos para o próximo quadriênio. Arnaldo de Queiroz da Silva e Cristiano Mendel Martins ficam nos cargos até 2026.

WhatsApp Image 2022 06 22 at 13.30.05 1“As atividades de campo desse Instituto ocupam praticamente dois terços do nosso orçamento e, assim como as universidades do Brasil inteiro têm passado, foi difícil essa gestão. O que a gente não sabia é que o mais desafiador viria na sequência com o impedimento de executar as atividades devido à pandemia. Foram dificuldades sem precedentes. Mas não nos curvamos frente aos desafios e nesses quatro anos conseguimos fazer mais e melhor. Muito graças também ao compromisso do quadro de técnicos e docentes que temos aqui. Nossa expectativa é que nos próximos quatro anos, mais organizados, mantenhamos essa disposição de produzir sempre mais e melhor”, pontuou o diretor-adjunto Cristiano Martins.

O diretor geral reempossado lembrou algumas conquistas, destacando a busca pelo aprimoramento da gestão com incentivo à capacitação e integração de serviços como o que resultou na substituição das secretarias de cursos pela Secretaria Integradas de Graduação no instituto.

WhatsApp Image 2022 06 22 at 13.30.05 2“Recebemos da comunidade do IG, através de uma escolha democrática, a missão de levar adiante um projeto iniciado em 2018, estabelecido através de uma gestão integradora efetiva e comprometida com a transparência. Seguiremos por esse caminho, agora, ancorados na nossa maior experiência que nos ajudará a encontrar caminhos conciliatórios para desafios que se impõe na trajetória de quem deseja manter e ampliar a importância do Instituto de Geociências para a nossa Universidade”, disse Arnaldo de Queiroz da Silva.

WhatsApp Image 2022 06 22 at 13.30.05 3Compromisso e Inovação - O vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, aproveitou a solenidade para elogiar o compromisso dos dois professores à frente do IG. “Reconduzir dois professores tão sensíveis à gestão acadêmica é uma alegria imensa. Essa não é atividade para todos. É para quem tem um compromisso que vai além do dia a dia”, refletiu o vice-reitor lembrando a contribuição inovadora da primeira gestão da dupla ao propor a implementação da Secretaria Integrada de Graduação (Sigrad).

WhatsApp Image 2022 06 22 at 13.30.05 4A Sigrad foi pensada como forma de aprimorar o atendimento a discentes e docentes. A estrutura concentra todos os atendimentos em um único espaço preparado com servidores capacitados ao atendimento que pode ser presencial ou on-line por meio do Sistema de Atendimento ao Usuário SAGITTA-UFPA. A iniciativa hoje é adotada por outras unidades da instituição e também foi elogiada pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho.

“O professor Arnaldo e o professor Cristiano sempre estiveram muito empenhados em fazer uma instituição melhor. A Universidade avança quando há um esforço para atender a comunidade com mais eficiência. Nos últimos quatro anos, os gestores do Instituto de Geociências mantiveram um diálogo produtivo com a Administração Superior, apresentando alternativas que poderiam ser aplicadas na unidade e em toda a Universidade, melhorando a qualidade dos serviços, como ocorreu com a Secretaria Integrada que encontrou a melhor execução no Instituto de Geociências e que hoje é modelo para a Universidade”, elogiou o reitor.

Na oportunidade, Emmanuel Tourinho lembrou também os bons desempenhos apresentados pela Universidade nos últimos anos. A UFPA mantém um ritmo crescente em sua produção científica, elevando seu rendimento em rankings nacionais e internacionais.

“Há quatro anos, eu mencionei aqui o quanto o Instituto de Geociências é importante na produção cientifica da UFPA e essa contribuição continua dando saltos, contribuindo com o desempenho geral da Universidade. Nossa expectativa é que o Instituto mantenha esse esforço de desenvolvimento acadêmico, científico e político”, finalizou.

Texto: Edmê Gomes - Ascom UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA