Página inicial > Ultimas Notícias > Espetáculo de dança EntreLinhas será realizado pela Etdufpa à partir do dia 30 de junho

• Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 09h40

Portal 2022 7

A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (Etdufpa), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), realizará o espetáculo "EntreLinhas" no período de 30 de junho a 03 de julho, às 19h30, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), localizado na Rua Jerônimo Pimentel. O espetáculo é resultado da disciplina Prática de Montagem II e foi coordenado pelos professores Tárik Coelho e Ana Flávia Mendes.

O trabalho parte dos discentes dos cursos técnicos de dança/intérprete-criador e cenografia e articula acerca das linguagens pessoais no movimento em dança e visualidade em cenografia, buscando transcendê-las por meio do contato com o outro. A dança, neste sentido, é uma metáfora para falar da própria existência, dos modos de ser e das trocas entre sujeitos constituintes da teia invisível que os conecta.

entrelinhas_1.jpgNo espetáculo, a pesquisa de movimentos e a visualidade do figurino, maquiagem e cenografia materializam as tramas das relações humanas vividas e percebidas coletivamente pela turma ao longo de sua passagem pela Etdufpa.

“O espetáculo fala da travessia de um corpo que em sua existência busca estabelecer laços com outros corpos. A dramaturgia é guiada por um único personagem, interpretado por diferentes dançarinos que, ao longo do roteiro, revezam este papel e tecem na cena os fios invisíveis que atam os sujeitos sociais expostos pelo elenco”, informa a coordenadora, Ana Flávia Mendes.

Considerando a particularidade de ser um grupo de alunos e alunas cujo ingresso na formação dos cursos foi atravessado pelo contexto da pandemia de covid-19 e pela condição do ensino remoto, EntreLinhas traduz o processo de retomada do contato presencial do grupo, com todas as dificuldades e prazeres proporcionados pelo reencontro e pela necessidade de readaptação ao convívio social.

“Grande parte dos alunos que estão no espetáculo ingressou nos cursos em 2020 e logo após o início do período letivo veio a pandemia e eles foram apartados. Os laços afetivos, ainda frágeis, foram mantidos a duras penas pelas aulas online. Com o retorno ao ensino presencial nos vimos perdidos, com severas dificuldades de convivência e a necessidade de nos abrirmos à escuta do outro. Este processo foi ainda marcado pela chegada de alunos dissidentes de turmas anteriores que assaram a integrar o grupo”, explica a professora Ana.

Sinopse - Entre perdas e ganhos, entradas e saídas, acordos e desacordos, linhas imaginárias fazem a ligação entre vidas que buscam compreender a si mesmas diante dos acontecimentos dados em suas existências, criando novos espaços possíveis. Como habitá-los? Eis a inquietação que move o trabalho.

Ingressos - As entradas serão vendidas no local do evento, uma hora antes do início do espetáculo, com o valor de R$20 inteira e R$10 meia, com gratuidade para idosos a partir de 60 anos, estudantes e servidores da Etdufpa.

Espetáculo EntreLinhas

Data: de 30 de junho a 03 de julho

Hora: às 19h30 horas

Ingressos vendidos no local

Valor: R$20 inteira, R$10 meia, gratuidade para idosos a partir dos 60 anos, estudantes e servidores da EtdufpA.

Texto: Assessoria da Etdufpa/UFPA

Foto: Thaila Freitas