Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Mais que uma universidade: UFPA celebra 65 anos com grandes conquistas e desafios
Início do conteúdo da página

Mais que uma universidade: UFPA celebra 65 anos com grandes conquistas e desafios

  • Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 13h59

Foto orla com marca 65 anos Portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) completará 65 anos neste sábado, dia 2 de julho de 2022. Criada pela reunião de sete faculdades em 1957, a UFPA se expandiu ao longo do tempo e hoje desempenha um papel de liderança acadêmica e científica na Amazônia, projetando-se nos cenários nacional e internacional por sua excelência e contribuição para a promoção de cidadania na região. Às vésperas do aniversário, a UFPA lança a marca comemorativa dos 65 anos, disponível para download em vários formatos, e oferece à comunidade o hotsite 65anos.ufpa.br, que reúne memórias e histórias, o passado e o presente deste grande patrimônio da sociedade paraense.

A marca comemorativa dos 65 anos é derivada da marca elaborada à época da celebração dos 60 anos da instituição, em 2017. Por meio de seus traços, busca valorizar as raízes amazônicas, com formas curvilíneas e arredondadas de utensílios indígenas e com a sinuosidade dos rios que serpenteiam a floresta. Nas cores, predominam as referências do urucum e do tom barrento característico de rios da região. A marca foi criada pela publicitária Káyra Badarane, da Editora da UFPA (ed.ufpa), e a trilha sonora da marca animada foi composta pelo professor Carlos Pires, da Escola de Música da UFPA.

Já o slogan “Mais que uma universidade” ressalta a constituição multicampi da Universidade e seus papéis para além do ensino, da pesquisa e da extensão, oferecendo também assistência à população e aos diversos setores sociais na concepção, implementação e avaliação de políticas públicas, inovação, transferência de tecnologia e transformação de realidades.

História - Para conhecer um pouco mais a trajetória da UFPA, o hotsite 65anos.ufpa.br apresenta a história da Universidade, por meio de uma linha do tempo e uma galeria de imagens. Criada em 2 de julho de 1957, a então Universidade do Pará reuniu sete faculdades criadas na primeira metade do século XX. Na década de 1960, a instituição incorporou outras escolas, como a Escola de Química Industrial do Pará (1920) e a Escola de Serviço Social do Pará (1950), e passou a se chamar Universidade Federal do Pará. As atividades se expandiram ao longo do tempo, com a criação de novas faculdades e unidades acadêmicas na capital e em outros municípios paraenses, além de estados vizinhos na Amazônia.

Como fruto dessa expansão, nasceram duas novas universidades federais no Pará, a partir de campi da UFPA em Santarém (Universidade Federal do Oeste do Pará) e Marabá (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará). A instituição também deu origem à Universidade Federal do Amapá, criada por desmembramento de seu campus em Macapá, e contribuiu com a formação da Universidade Federal de Rondônia.

Mesmo com o desmembramento de campi para a formação de outras universidades, a natureza multicampi da UFPA permanece. Atualmente são doze campi, sediados em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí. Suas atividades se espraiam para 78 municípios paraenses. Além da oferta inédita de cursos de graduação para formação de licenciados e bacharéis, respeitando a vocação de cada localidade, a UFPA investe também na expansão da pós-graduação nos municípios onde possui campus. De um total de 144 mestrados e doutorados, hoje são ofertados 21 cursos de pós-graduação stricto sensu fora de sede, sendo 4 doutorados e 17 mestrados. O novo Programa para Expansão da Pós-Graduação (PEX-PG) deverá estimular ainda mais a oferta de turmas para atender à demanda social dos municípios, por meio da parceria dos PPGs existentes com os diversos campi da UFPA, fortalecendo a cultura da pós-graduação.

UFPA em números hoje - Também no hotsite é possível encontrar um panorama em números atuais da universidade. Com um quadro de servidores de 2.906 docentes e 2.473 técnicos, a UFPA oferece cerca de 155 cursos de graduação (presenciais ou a distância), em 78 municípios paraenses. Tem uma população de 50.374 alunos(as) de graduação, pós-graduação e educação básica, técnica e tecnológica. Abriga a Escola de Aplicação, a Escola de Música e a Escola de Teatro e Dança, além de 2 Hospitais Universitários, um hospital veterinário, clínicas e laboratórios diversos, um Teatro, um Museu, uma Galeria de Arte e inúmeros serviços de atendimento à comunidade.

Por meio da extensão, interage com uma gama de organizações e grupos sociais, contribuindo diretamente com a transformação da realidade social da Amazônia, a partir do conhecimento produzido em seus ambientes. Em 2019, com a criação do Programa de Extensão Inclusiva Avançada (Proexia), inicialmente com uma parceria com o Movimento República de Emaús, a extensão universitária ganhou nova dimensão com interações com organizações sociais diversas nos municípios de abrangência das atividades da UFPA.

Na pós-graduação stricto sensu, iniciada em 1973 com a criação do Curso de Mestrado e Doutorado em Geofísica, a Universidade reúne atualmente 48 doutorados e 96 mestrados. No lato sensu, a UFPA oferta 26 cursos de Residência Médica, Multiprofissional ou Uniprofissional, além de cursos de especialização. Esses cursos atendem a um contingente de 9.424 alunos(as).

Inclusão e diversidade - Na área de inclusão, os avanços foram significativos, sobretudo nos últimos anos. Uma das pioneiras na adoção de cotas em vestibular em 2008 (antes da Lei de Cotas, aprovada em 2012), a UFPA aperfeiçoou sua estrutura e políticas para inovar na implementação de ações afirmativas. Em 2017, foram criadas a Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS) e a Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), visando incrementar as políticas para a inclusão e permanência de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, negras(os), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

As iniciativas foram complementadas com a criação do Programa de Mobilidade Ações Afirmativas - MOBAF (2017), Processo Seletivo Especial para Estrangeiros em Vulnerabildade Socioeconômica - PSE MIGRE (2019), Programa Ciência e Artes Povos da Amazônia - CAPA  (2020), Programa de Ações Afirmativas na Pós-Graduação - PAF-PG (2021), Política Institucional de Assistência e Acessibilidade Estudantil - Pinae (2021), Fórum de Assistência e Acessibilidade Estudantil - FAES (2021) e as Casas dos Estudantes em Cametá (2020) e, em breve, em Belém.

Ainda para garantir a permanência e a qualidade na formação, é oferecido aos estudantes um amplo leque de auxílios, bolsas e serviços pedagógicos e de saúde, incluindo saúde mental.

Qualificação de servidores - Como política institucional estratégica, a qualificação de servidores na UFPA tem alcançado resultados muito significativos nos últimos anos. Em 2021, 647 servidores(as) técnico-administrativos(as) e docentes estavam cursando mestrado, doutorado ou pós-doutorado, dos quais, 78 já se titularam no final do ano ou no início de 2022. Atualmente, no quadro de 5.379 servidores(as), 45% são doutores(as); 19% são mestres(as); 19% são especialistas; 10% são graduados(as) e 7% possuem o ensino básico.

Os resultados exitosos são frutos de várias políticas institucionais que visam ampliar a qualificação do corpo de servidores(as) da UFPA, como o Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PADT), que prevê apoio a programas de pós-graduação da UFPA que ofertam vagas a servidores(as) da instituição em seus processos seletivos; o Programa de Auxílio à Qualificação (Proquali), que concede auxílio financeiro a servidores(as) matriculados(as) em cursos de graduação, mestrado ou doutorado nacionais e internacionais; e o Programa de Apoio à Participação em Eventos Nacionais (Papen), que concede auxílio financeiro a servidores(as) técnico-administrativos(as) que participam de eventos científicos nacionais, com apresentação de trabalhos.

Esses investimentos têm elevado continuamente o índice de qualificação do corpo docente (IQCD) e o índice de qualificação do corpo técnico-administrativo (IQCTA), indicadores estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Destaque internacional - No ano em que completa 65 anos, a UFPA também celebra o reconhecimento de sua excelência acadêmica e de seu compromisso social performando com destaque em importantes rankings internacionais, como é possível conferir nas notícias do hotsite. No mais recente resultado divulgado, a Instituição foi apontada como uma das melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2023, entre as 1.400 instituições classificadas, das quais apenas 35 universidades brasileiras e 190 universidades latino-americanas integraram a lista. A UFPA também teve destaque no Times Higher Education Impact Rankings 2022, figurando entre as 400 instituições no mundo que mais contribuem para o desenvolvimento sustentável; e no SCImago Institutions Rankings 2022, subindo 75 posições em relação à edição 2021.

A partir dos esforços da comunidade acadêmica e de políticas institucionais de incentivo à produção científica, a UFPA tem tido um crescimento progressivo de publicações qualificadas e citações, segundo dados da base Web of Science, a uma taxa de 10% ao ano. Só em 2021, foram mais de 1.500 artigos indexados e quase 20.000 citações. Isso demonstra que não só a produção científica da instituição se expande, como também seu uso e reconhecimento internacional.

Em mensagem à comunidade, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, enaltece a universidade como espaço de inclusão, diversidade de povos, promoção da ciência e das artes, respeito aos saberes tradicionais, pluralidade de ideias e pensamento crítico, fruto de uma construção de várias gerações. “Nos anos que virão, nossa comunidade estará dedicada à tarefa de consolidar este grande empreendimento educacional, científico e civilizatório em todos os lugares onde a UFPA está presente e de fazer desta universidade um núcleo cada vez mais forte de irradiação de cidadania e de avanços para a sociedade”. Assista ao vídeo completo da mensagem.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Imagens: Ascom UFPA, ed.ufpa e Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia

registrado em:
Fim do conteúdo da página