Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Sebrae-PA assinam convênio para cooperação em inovação e desenvolvimento social
Início do conteúdo da página

UFPA e Sebrae-PA assinam convênio para cooperação em inovação e desenvolvimento social

  • Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2022, 14h35

Cooperação Sebrae Foto Alexandre de Moraes

A Universidade Federal do Pará (UFPA) assinou novo convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Regional Pará (Sebrae-PA). As instituições já são parceiras e renovam a colaboração por mais cinco anos, com a assinatura do Termo de Cooperação, ocorrida nesta terça-feira, 5 de julho. A reunião foi no gabinete da Reitoria da UFPA, com a presença do reitor Emmanuel Zagury Tourinho, do diretor superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno, e do assessor da Reitoria, professor José do Egypto Soares Filho.

As ações conjuntas entre as instituições visam principalmente ao empreendedorismo e à inovação social/tecnológica, além de ações educacionais e de fomento científico. Entre as metas de cooperação para um futuro próximo, estão a realização de eventos e a instalação de um laboratório de empreendedorismo na Universidade. Segundo o diretor Rubens Magno, o serviço já tem experiências em Educação em outras regionais, como em Minas Gerais, onde há uma escola técnica com ensino de 1º e 2 graus, bem como uma universidade, em São Paulo, que iniciou, neste ano, experiências em Educação a Distância, com graduação e pós-graduação. 

“Nossas expectativas são promover ações pautadas em inovação, bioeconomia e negócios, com a parceria da UFPA em todo o estado”, explicou. O diretor superintende disse, ainda, que o Sebrae-PA já está presente em 13 municípios paraenses e pretende ampliar, ainda mais, a sua capilaridade na Amazônia.

05.07.2022 Visita SEBRAE Foto Alexandre de Moraes 57Competência instalada - O reitor apresentou alguns dos projetos que a Universidade já desenvolve em unidades voltadas à inovação, como a Agência de Inovação Tecnológica (Universitec), que acolhe uma incubadora de pequenas empresas de base tecnológica; e os laboratórios da UFPA no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT – Guamá). O reitor também citou os projetos premiados de inovação social desenvolvidos pelo Time Enactus UFPA – grupo que trabalha pelo desenvolvimento sustentável por meio do empreendedorismo social na Amazônia.

“São estruturas com potencial de contribuir com a inovação, uma vez que já temos competência instalada e só não fazemos mais por falta de recursos, ou de demanda da Indústria, que, muitas vezes, desconhece o que produzimos academicamente”, pontuou Emmanuel Tourinho.  

A assinatura do convênio é um passo efetivo para incrementar a interação principalmente com micro e pequenas empresas voltadas à inovação social e tecnológica. Nesse sentido, a próxima etapa para o andamento da parceria é criar uma agenda de eventos, visitas técnicas e planejamentos com vista à concretização de ações e projetos conjuntos. 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página