Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para o Prêmio Professor Benedito Nunes iniciam dia 20 de julho
Início do conteúdo da página

Inscrições para o Prêmio Professor Benedito Nunes iniciam dia 20 de julho

  • Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2022, 17h09

Premio Professor Benedito Nunes2

Inicia, no dia 20 de julho, o prazo para inscrições na edição 2022 do Prêmio Professor Benedito Nunes (PPBN), promovido pela Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). A iniciativa tem o objetivo de premiar, acadêmica e financeiramente, teses de doutorado de pesquisadores vinculados, direta ou indiretamente, aos Institutos de Ciências da Arte (ICA), de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA. 

A premiação busca destacar teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação brasileiros aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou em programas de pós-graduação estrangeiros, com diploma reconhecido no Brasil, na Grande Área de Humanidades.  Podem concorrer ao PPBN docentes e técnicos da UFPA com teses pertencentes ao ICA, IFCH ou ILC e pesquisadores externos que tenham defendido suas teses em programas de pós-graduação vinculados aos respectivos institutos da UFPA. 

O julgamento da tese vencedora será dividido em duas etapas. A primeira será responsável por selecionar um único trabalho, entre todos os inscritos em cada respectivo instituto (ICA, IFCH e ILC). Já na segunda e última fase, entre as três teses selecionadas, será eleita a vencedora. A contemplada será recompensada com um certificado de obtenção do prêmio, com o valor de R$5.000 (cinco mil reais) e a publicação da tese, em livro, pela ed.ufpa. 

Critérios de Seleção - Para participar da premiação, é necessário que os trabalhos submetidos tenham sido defendidos entre 1º de janeiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021. A inscrição é gratuita e será feita por e-mail, enviado às secretarias do ICA, IFCH e ILC, de acordo com o vínculo funcional do autor ou do programa de pós-graduação em que o trabalho foi defendido. Os documentos necessários e a ficha de inscrição estão disponíveis no edital

Tese premiada - Realizado a cada dois anos, o Prêmio Professor Benedito Nunes contemplou, na sua última edição, Walter Chile Rodrigues Lima, docente da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA). A tese premiada Traquitanas cênicas – saberes teatrais e artes de pesca: A decolonização do cenotécnico no Teatro Cacuri, investiga, teórica e empiricamente, a articulação dos saberes das artes de pesca do Norte do Brasil e do centro-sul de Portugal, com os Estudos Teatrais, particularmente no campo da cenografia e cenotécnica.

O intuito da tese foi propor um novo cenário dramatúrgico, no qual artefatos ou maquinários da arquitetura teatral sejam elaborados para visibilizar múltiplos sujeitos da cena, a partir da criação de uma maquete, em 3D, do Teatro Cacuri, inspirada nas artes de pesca típicas da Amazônia, exemplificando um teatro próprio para a região. 

Para mais informações sobre a edição 2022 do Prêmio Professor Benedito Nunes, acesse o edital.

Texto: Leandra Souza - Assessoria Institucional de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página