Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica 2022 recebe submissão de projetos

• Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 13h30

PIVIC

Já está disponível o edital de chamada para o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic), com oportunidades voltadas aos discentes de graduação da UFPA ou de outras IES, públicas ou privadas no país. O edital abre espaço para o incremento de atividades voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico e seus processos de inovação. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 11 de julho, e devem ser realizadas via Sigaa.

O Pivic tem por finalidade apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa, além de qualificar o ensino de graduação na UFPA, por meio do incentivo à pesquisa voluntária de Iniciação Científica por parte dos graduandos, sob orientação de servidores docentes e técnico-administrativos, coordenadores ou participantes de projetos de pesquisa registrados na UFPA.

A seleção de propostas ocorre com o seguinte procedimento: (i) cadastro e submissão do projeto de pesquisa ao edital Pivic; (ii) cadastro  dos planos de trabalho; (iii) registro dos discentes voluntários. É de responsabilidade do orientador, ainda, indicar um voluntário com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atribuições previstas em seu plano de trabalho, enviar relatórios parciais e finais do projeto, participar das tarefas de avaliação dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) da UFPA, entre outras atividades. Os requisitos completos para a realização da inscrição estão dispostos no Edital.

Os alunos voluntários devem estar regularmente matriculados em um curso de graduação da UFPA ou de outras IES, públicas ou privadas no país, desenvolver o plano de trabalho no período de 12 meses, dedicar 20 horas semanais às atividades acadêmicas e de pesquisa, apresentar relatórios parciais e finais de acordo com o período fixo e apresentar resumo dos resultados da pesquisa no Seminário de Iniciação Científica. Ao final do programa, o aluno vai receber um Certificado de Participação no Pivic

Prazos de submissão - O prazo para a submissão de propostas pelos orientadores iniciou no dia 11 de julho de 2022, via Sigaa, e segue em fluxo contínuo. Já o cadastro de aluno voluntário será disponibilizado no dia 1º de agosto de 2022, também seguirá em fluxo contínuo no Sigaa. As indicações dos discentes devem ser feitas pelo orientador no período do dia 1º ao dia 10 de cada mês, com data limite no dia 10 de maio de 2023.

Edital Pivic 2022

Disponível aqui.

Inscrições para propostas de pesquisa: a partir do dia 11 de julho

Inscrições para alunos voluntários: a partir de de agosto