Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Astronomia da UFPA vai promover a observação da Superlua nesta quarta-feira, 13
Início do conteúdo da página

Núcleo de Astronomia da UFPA vai promover a observação da Superlua nesta quarta-feira, 13

  • Publicado: Terça, 12 de Julho de 2022, 17h10

Superlua

No dia 13 de julho, vai ocorrer mais uma programação astronômica promovida pelo Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (Nastro/UFPA). Dessa vez, o Nastro possibilitará a observação da última Superlua de 2022, gratuitamente, direto da Orla do Campus Universitário do Guamá, localizada no Setor Básico, das 18h30 às 21h. O evento é aberto ao público e, para participar, será preciso apresentar um documento com foto e o comprovante de vacinação. 

Durante a observação, será disponibilizado um conjunto de telescópios, para que, assim, os participantes possam acompanhar e registrar, com mais precisão, este fenômeno natural. De acordo com Robson da Silva, bolsista do Nastro, a Superlua só acontece quando o satélite natural ocupa uma posição de maior proximidade com a Terra. “Essa variação na distância da Lua até a Terra ocorre pelo formato elíptico da órbita lunar ocasionado pela sua fase cheia”.

A equipe do Nastro é composta por professores, servidores técnico-administrativos, bolsistas e voluntários, que, juntos, auxiliam na realização de todas as programações oferecidas pelo Núcleo, desde o manuseio dos telescópios até o esclarecimento de possíveis dúvidas quanto aos fenômenos astronômicos.  

Igor Coimbra, coordenador dos projetos de extensão associados ao Nastro, afirma que assim como as outras observações promovidas pela equipe, as expectativas para essa são, igualmente, positivas. “Por estarmos na época do chamado ‘verão amazônico’, as chances de termos chuva são pequenas, o que facilita a realização do evento”.

Para mais informações sobre o acontecimento da Superlua, acesse o Facebook e o Instagram do Nastro. 

Última Observação - A última programação organizada pelo Nastro também foi feita na UFPA, mais especificamente no mesmo local da observação da Superlua: Orla do Campus Universitário do Guamá. Segundo Luís Crispino, coordenador geral do Nastro, foi grande a quantidade de pessoas que compareceu ao evento para acompanhar o eclipse lunar de maio deste ano. 

“O Núcleo colocou à disposição do público seis telescópios de diversos tipos e tamanhos, algo que proporcionou que os participantes pudessem fotografar a Lua com seus smartphones aproximados das lentes oculares dos telescópios, obtendo belíssimas imagens e levando consigo recordações marcantes do evento”. 

Serviço

Observação da Superlua

Data: 13 de julho de 2022

Horário: 18h30 às 21h

Local: Orla do Campus Universitário do Guamá, localizada no Setor Básico

Redes Sociais: Facebook e Instagram 

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Rebeca Amaral

registrado em:
Fim do conteúdo da página